Desde a sua descoberta na década de 1930, a fissão nuclear evoluiu para uma tecnologia estabelecida e disseminada em vários países.
O uso pacífico da energia nuclear, consagrado por tratados internacionais no âmbito das Nações Unidas, tem o potencial de auxiliar a humanidade para enfrentar seus maiores desafios de desenvolvimento sustentável.
O uso de reatores nucleares, entretanto, não se limita à produção de energia elétrica, sendo fundamental, por exemplo, para produção de radiofármacos que contribuem com a promoção da saúde e do bem-estar das populações.
O Brasil tem uma história consolidada no desenvolvimento da tecnologia nuclear, que é mais visível nos dois grandes reatores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, mas que também é disseminada em reatores de pesquisa distribuídos pelo território nacional.
O presente workshop, marcado para esta quinta-feira, dia 6, das 14h às 17h, e que conta com a participação do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, integra o Programa Eixos Temáticos da USP e irá discutir as perspectivas futuras de uso da tecnologia nuclear no Brasil, tanto para a produção de energia elétrica, quanto para outras finalidades.
Abertura:
Guilherme Ary Plonski (EP e IEA)
Exposição:
Leonam dos Santos Guimarães (Eletronuclear)
João Moreira (UFABC)
Moderação:
Cláudio Geraldo Schön (EP/USP)
Coordenação:
José Roberto Cardoso (EP/USP)
Quando:
06/10/2022 (quinta-feira) – 14h às 17h
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:
Evento público e gratuito | Sem inscrição
Evento on-line | Não haverá certificação
Organização
IEA
Assessoria do Gabinete do Reitor (AGR/USP)
+ Eventos do setor nuclear
+ USP promove workshop sobre energia nuclear com participação do presidente da Eletronuclear (fonte: Defesa em Foco)
Imagem: Diagrama dos Eixos Temáticos da USP / Divulgação IEA/USP
Fonte: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP)