A Rosatom, corporação estatal de energia nuclear da Rússia, está oferecendo a potenciais compradores de centrais nucleares flutuantes um conceito pronto para uso no qual os clientes não precisam se envolver em sua construção e operação – o chamado modelo turn key. O diretor-geral adjunto da Rosatom para Engenharia Mecânica e Soluções Industriais, Andrey Nikipelov, forneceu detalhes sobre o projeto no XIII Fórum Internacional “Ártico: Presente e Futuro” realizado na cidade de São Petersburgo, em dezembro passado.
“O conceito pressupõe que não vendemos unidades de potência como algo separado. Vendemos a eletricidade gerada nas unidades flutuantes. Para o cliente, isso significa que não importa onde e como a unidade é construída. O cliente não participa da sua construção. A construção, o carregamento de combustível e a subsequente operação da estação são fornecidos pela Rosatom”, declarou.
A Rosatom opera uma usina nuclear flutuante, a Akademik Lomonosov, na cidade de Pevek, na região de Chukotka. Essa planta começou a fornecer energia e calor em 2020. A expectativa é que mais quatro unidades sejam construídas em breve.
Leia a notícia na íntegra (em inglês) aqui.
Imagem: Freepik
Fonte: WOGNews