A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informa que localizou, há pouco, a coluna de Ge-68 que havia sido furtada, com atividade de 30 mCi. A coluna foi encontrada íntegra em um ferro-velho, que teria sido responsável pela venda das peças de chumbo para uma loja de baterias em Itaquera.
Com isso, a CNEN encerra essa ocorrência no âmbito de sua competência. É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, sendo recuperado intacto.
A CNEN destaca o papel fundamental de toda a sua estrutura de emergência, comprometida com a segurança dos cidadãos e com a transparência das informações.
A direção da CNEN gradece à imprensa séria e comprometida, que divulgou informações corretas e sem alarmismo, o que possibilitou denúncias que auxiliaram a CNEN a atender prontamente a emergência e recuperar o material.
Brevemente a CNEN soltará um boletim contendo a descrição completa da ocorrência e as ações que foram adotadas, inclusive detalhes técnicos de interesse público.
A nota foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
+ CNEN | Nota à Sociedade – Esclarecimento sobre o veículo furtado contendo material radioativo
Imagem em destaque: Logo da CNEN
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)