Nesta sexta, dia 2, será realizado o III World Nuclear Energy Day, evento que comemora os benefícios das Ciências e Tecnologias Nucleares para a sociedade, promovido pelo Programa de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Neste ano em sua terceira edição, o encontro traz a temática “Reação em Cadeia” – englobando não só o sentido literal: uma reação em cadeia tal como ocorre no processo de fissão nuclear, como também os efeitos positivos da divulgação e da comunicação científica como elementos transformadores sociais e amplificadores do conhecimento. A intenção é também mostrar que o tal “bicho de 7 cabeças” que ronda o setor nuclear nada mais é do que falta de informação precisa e verídica.
“O World Nuclear Energy Day é um evento global, cuja sua primeira edição ocorreu no ano de 2020. Visa aumentar a conscientização sobre as muitas contribuições positivas que as Ciências e Tecnologias Nucleares trazem para a nossa sociedade, em especial a energia nuclear. No Brasil a organização do World Nuclear Energy Day é de responsabilidade dos alunos do curso de graduação e pós-graduação em Engenharia Nuclear, PEN/Coppe e DNC/Poli da UFRJ. Este ano, foi formada parceria entre a UFRJ e o Crea-RJ, por meio da Comissão de Relações Institucionais (CRI), ampliando a nossa relação com a Universidade”, explicou o conselheiro Jairo Bastos, do Crea-RJ, que é também pesquisador de Doutorado na UFRJ e membro da CRI.
O World Nuclear Energy Day é o maior evento de apoio à Energia Nuclear do mundo. Será presencial das 8h às 13h, na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40 – Centro, Rio de Janeiro/RJ) e contará com palestra, mesa-redonda e workshop com a participação de especialistas do setor.
+ Vídeo: Crea-RJ recebe a Associação Brasileira de Energia Nuclear
+ ABEN e Crea-RJ debatem sobre setor nuclear, convênios e parcerias
+ Evento “III World Nuclear Energy Day: A Chain Reaction” (fonte: IEN/Cnen)
Imagem em destaque: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ)