Tratamento de rejeitos radioativos no Reino Unido

Tratamento de rejeitos radioativos no Reino Unido

As empresas Westinghouse Electric Company e Perma-Fix Environmental Services têm planos de construir conjuntamente uma instalação de tratamento de materiais nucleares de última geração no Reino Unido. A ideia é que a unidade, a ser implantada no sítio da Westinghouse de Springfields, expanda a capacidade de tratamento de resíduos para o mercado nuclear europeu.

As duas empresas assinaram um termo de compromisso durante o evento 2022 Waste Management Symposia, realizado na semana passada em Fênix, capital do Arizona (EUA). A expectativa é que a divisão do projeto seja de 55% para a Westinghouse e 45% para a Perma-Fix.

Essa nova instalação de tratamento incorporará a Unidade de Processamento em Massa da Perma-Fix (BPU, na sigla em inglês), que trata uma ampla gama de materiais de baixo e médio níveis de radioatividade. Criada em 1990, a Perma-Fix possui e opera três instalações de tratamento de rejeitos radioativos licenciadas e autorizadas nos Estados Unidos, as quais tratam mais de 50 mil toneladas métricas por ano de materiais oriundos de entidades como os departamentos de Energia e de Defesa estadunidenses.

Foto: Sítio britânico de Springfields fica próximo de Preston, em Lancashire / Crédito: Westinghouse

Fonte: World Nuclear News – WNN (https://www.world-nuclear-news.org/Articles/New-UK-waste-treatment-facility-planned)