A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizou na manhã de ontem, dia 4, a cerimônia do corte da primeira chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), em Itaguaí/RJ. Conforme noticiou o site Defesa em Foco, a Seção de Qualificação permitirá aferir a capacidade, única no Hemisfério Sul, de construção de um submarino com propulsão nuclear.
Presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, a cerimônia reuniu diversas autoridades civis e militares, além de representantes do setor nuclear, acadêmico e empresarial, e marcou o início da confecção da estrutura que compõe a chamada Seção de Qualificação.
Na visão do gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos, Contra-Almirante (EN) Marcio Ximenes Virgínio da Silva, apesar de a Seção de Qualificação não ser parte da embarcação, ela é essencial para permitir a homologação do processo construtivo e, consequentemente, a certificação do Estaleiro para a construção do meio naval.
Leia a notícia completa aqui.
+ Nuclep e ICN assinam contrato para obra da seção de qualificação do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear do Brasil
+ Marinha: Programa Nuclear Brasileiro e Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear
Foto: Acionamento do dispositivo de corte / Divulgação Defesa em Foco
Fonte: Defesa em Foco