Solenidade marca os 71 anos de fundação do CDTN

Solenidade marca os 71 anos de fundação do CDTN
Pioneirismo é característica da história da instituição, primeira organização dedicada à área nuclear no Brasil

Cerca de 120 pessoas marcaram presença na festividade de aniversário de 71 anos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen) na última segunda-feira, dia 28 de agosto.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor do CDTN, Luiz Ladeira; pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Wilson A. Parejo Calvo, e pelo diretor de Gestão Institucional da Cnen, Pedro Maffia da Silva. As falas ressaltaram a relevância regional e nacional da instituição, bem como sua posição no contexto de pesquisa e desenvolvimento do país.

A programação contou com falas sobre os movimentos pela internacionalização do Centro e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. As pessoas que deixaram seu legado na instituição também foram homenageadas no evento. Os recém-aposentados receberam uma placa de reconhecimento pelo tempo dedicado à instituição.

“Atentos à uma noção de desenvolvimento que esteja vinculada a um futuro sustentável, próspero e justo e, ainda, conectados à discussão global, nossas perspectivas para o período de 2024 a 2027 adotarão o conceito de ESG ― sigla, em português, para meio ambiente, responsabilidade social e governança. O CDTN é detentor de primoroso capital humano, tecnicamente preparado e comprometido com a instituição e seu papel em prol da sociedade”, afirmou Luiz Ladeira, em sua fala de encerramento.

Auditório do CDTN na solenidade de 71 anos de fundação do Centro
Solenidade no Auditório Principal do CDTN / Crédito: Antônio P. Santiago

O evento contou com a presença de autoridades, como Rogério Mamão Gouveia, Roberto Salles Xavier, Leonardo Ferreira Bezerra e Alessandro Facure da Cnen e de dirigentes das unidades vinculadas: Walter Ferreira Mendes (CRCN-CO), Carlos Alberto Brayner (CRCN-NE), Fábio Staude (IEN) e Kátia Santos, representante da diretora do Ipen. Além da presença do presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão.

O CDTN é uma das unidades de pesquisa da Cnen, autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Confira as fotos do evento aqui.

A notícia foi publicada originalmente no site do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen).

+ Notícias sobre o CDTN/Cnen

Foto em destaque: Da esquerda para direita – Wilson Calvo, Luiz Ladeira e Pedro Maffia / Crédito: Antônio P. Santiago

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen)