Na última semana, o Dr. Leonam Guimarães, assessor da Direção Executiva e ex-presidente da Eletronuclear, visitou o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) para participar da banca de defesa de tese de doutorado e realizar uma palestra.
A defesa da tese aconteceu no dia 24 e teve como tema o Desenvolvimento de metodologia para elaboração de reavaliação periódica de segurança para reatores de pesquisa e de testes no Brasil, com destaque para a avaliação do Fator de Segurança 4 – Envelhecimento, apresentada pela Dra. Ana Rosa Baliza.
No segundo dia de visita ao CDTN/CNEN, o Dr. Leonam Guimarães proferiu uma palestra com o objetivo de explorar os conceitos fundamentais dos Reatores Modulares Pequenos (SMRs) e dos Reatores Micro Modulares (MMRs), identificar suas aplicações em diferentes contextos e analisar aspectos técnicos e estratégias relevantes.
“O que é mais importante no SMR é que ele muda o paradigma da indústria. A indústria nuclear evoluiu no sentido de gerar eletricidade em escalas maiores. Mas isso trouxe, junto, uma série de problemas de natureza financeira, levando em consideração o alto custo desses empreendimentos e a complexidade dos projetos, que causam atrasos constantes. Os SMRs vêm para criar um novo paradigma, que vai além da geração de eletricidade”, afirmou o palestrante.
Durante sua apresentação, Leonam também destacou a característica da energia nuclear de gerar eletricidade mesmo em ambientes adversos e demonstrou otimismo quanto ao futuro do setor e sua contribuição para a sociedade.
Foto: Ana Rosa