SMR francês Nuward será avaliado por três autoridades nucleares da Europa

SMR francês Nuward será avaliado por três autoridades nucleares da Europa

A empresa francesa EDF anunciou que o seu pequeno reator modular (Small Modular Reactor – SMR) Nuward será alvo de uma pré-avaliação realizada pela Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN) em colaboração com as autoridades de segurança da República Tcheca (SUJB) e da Finlândia (STUK).

A competitividade econômica dos SMRs é baseada na produção em escala, a qual requer um alto nível de padronização. Por isso, é essencial que os reguladores esclareçam e harmonizem suas expectativas. Desse modo, o SMR de tecnologia francesa Nuward, da EDF, será submetido a uma pré-avaliação não apenas da autoridade de segurança nuclear doméstica, mas também da tcheca e da finlandesa. A ideia é construir uma central nuclear com capacidade elétrica instalada de 340 megawatts (MW), que abrigaria dois reatores Nuward com potência individual de 170 MW.

A EDF informou que “esta revisão levará em conta todas as regulamentações nacionais de cada país, os objetivos de segurança e os mais altos padrões internacionais, bem como os mais recentes conhecimentos e melhores práticas na área”.

E prosseguiu: “As discussões técnicas no âmbito desta colaboração permitirão que as autoridades interessadas – ASN, STUK e SUJB – aumentem os conhecimentos sobre as práticas regulatórias de cada país a nível europeu e melhorem a capacidade do Nuward de antecipar os futuros desafios do licenciamento internacional e as demandas de mercado”.

Cooperações

A EDF destacou sua contribuição em diversas iniciativas, tanto no nível europeu quanto no mundial, com a Iniciativa de Harmonização e Normalização Nuclear, empreitada recentemente lançada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Leia a notícia original, em francês, aqui.

Imagem: SMR francês Nuward / Divulgação SFEN

Fonte: Société Française d’Énergie Nucléaire (SFEN) / Autor: Gaïc Le Gros