O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen) recebeu a visita de uma comitiva do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), órgão governamental subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e vinculado à Presidência da República. A comitiva tinha como chefes o responsável pelo Departamento de Coordenação Nuclear do Sipron, Márcio Hecksher Stallone, e o Capitão de Fragata Juarez Cerqueira Ferreira. A visita, que teve como tema principal a resposta a emergências, ocorreu no último dia 24 de março.
Inicialmente, o diretor em exercício do IEN, Cristóvão Marinho, falou sobre o Instituto e suas atividades, seguido pelo servidor João Regis, que apresentou o Plano de Resposta a Emergência do IEN. Depois, o servidor Alexandre Machado, da Divisão de Tecnologia e Inovação (Ditin), falou sobre uma proposta gestada no IEN, a da criação, na área do antigo Galpão do Sódio, de um Centro de Treinamento em Segurança Física Nuclear (CTSFN).
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já sinalizou apoio ao CTSFN, que serviria para atender os países latino-americanos em treinamento em Proteção Física. O SIPRON se interessou bastante pelo projeto.
Por fim, o servidor Eugênio Marins fez uma apresentação das técnicas de Realidade Virtual desenvolvidas no IEN, e o servidor Francisco Ferreira fez uma apresentação prática na visita ao Reator Argonauta com ênfase nos aspectos relacionados a emergência. Concluindo, o visitante Stallone considerou a vinda ao Instituto “como muito positiva e abrindo perspectivas de maior interação entre o Sipron e o IEN”.
A nota foi publicada originalmente no site do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen).
Reportagem e texto: Henrique Davidovich
Foto: Equipe Setcos
Fonte: Setor de Comunicação Social (Setcos) do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen)