O Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), e a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) assinarão, às 14h da próxima segunda-feira, dia 23, no Palácio Guanabara, um Memorando de Entendimento. O objetivo é estabelecer relações colaborativas entre as duas instituições visando promover o desenvolvimento, o acompanhamento e a identificação das demandas do setor de energia nuclear, a partir da troca de informações que viabilizem a melhoria do ambiente de negócios e do ambiente de oferta energética.
Nesse contexto, a geração de energia nucleoelétrica é um dos eixos do setor nuclear com grande importância, uma vez que a construção e operação das usinas nucleares integra o Programa Nuclear Brasileiro e revela para toda a sociedade fluminense relevantes benefícios. A energia nuclear possui diversos usos relevantes em outras áreas, notadamente a medicina, a indústria, o meio ambiente, a agricultura, o patrimônio cultural e a propulsão naval e espacial.
O Estado do Rio de Janeiro reúne as empresas Eletronuclear, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e dois institutos de pesquisa a ela vinculados (Instituto de Engenharia Nuclear – IEN e Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD), a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e os Estaleiros e a Base Naval que constituem a infraestrutura industrial de apoio ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), além de empresas privadas que atuam no setor e, claro, as usinas nucleares de Angra. O estado fluminense concentra toda a atividade industrial, empresarial e regulatória do setor nuclear.