República Tcheca faz licitação para nova usina nuclear

República Tcheca faz licitação para nova usina nuclear

O Ministério da Indústria e Comércio da República Tcheca concedeu oficialmente a aprovação após concluir a avaliação de segurança dos três licitantes classificados – EDF (França), Westinghouse (EUA) e Korea Hydro & Nuclear Power (KHNP / Coreia do Sul) – para construir uma nova usina nuclear na central de Dukovany.

Os concorrentes da licitação têm até novembro deste ano para apresentar as propostas iniciais, com a ČEZ – conglomerado de empresas cujo principal negócio é a geração, distribuição, comércio e vendas de eletricidade – esperando emitir o relatório após suas avaliações para aprovação estatal antes da finalização dos contratos, em 2024.

“O principal objetivo é um projeto seguro e econômico concluído dentro do orçamento e do prazo estipulados. Para a licitação em si, a meta é, obviamente, selecionar a melhor empresa e ter um contrato qualificado e vantajoso”, disse Daniel Beneš, presidente do Conselho de Administração e CEO da ČEZ. E completou: “após a assinatura, a documentação do projeto será minuciosamente elaborada de forma a minimizar os problemas que envolvem alguns projetos estrangeiros. Acredito que em 2036 a unidade possa ser submetida a testes operacionais.”

De acordo com o Sistema de Informação de Reatores de Potência da Agência Internacional de Energia Atômica (Pris/IAEA, na sigla em inglês), a central nuclear de Dukovany possui atualmente quatro reatores em operação, com potência elétrica instalada de 500 megawatts – MW (cada um). Somando com as duas usinas nucleares de Temelin (potência elétrica instalada de 1.082 MW cada), a fonte nuclear contribui com 37,3% da matriz elétrica tcheca. O país também deseja construir outras unidades em Temelin e, no ano passado, o apoio à geração nucleoelétrica foi assinado em lei.

A lei foi aprovada por grande maioria na Câmara dos Deputados em setembro de 2021, permitindo que uma estatal compre energia elétrica de novas usinas nucleares a uma taxa fixa por pelo menos 30 anos, com possibilidade de prorrogação. A energia será revendida no mercado atacadista e qualquer lucro ou prejuízo se traduzirá em um ajuste nas contas de energia, embora o governo tenha a intenção de estabelecer um teto para qualquer custo extra. A lei é conhecida como Lex Dukovany, em homenagem ao local da usina onde a nova construção está planejada.

Comentário da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN):

Dados do Pris/IAEA (https://pris.iaea.org/PRIS/home.aspx) comprovam que a geração nuclear continua em alta no mundo: 441 reatores de potência em operação (capacidade instalada de 393.316 megawatts-elétricos – MWe), 51 em construção (capacidade instalada de 53.644 MWe) e experiência de 19.270 reatores-ano de operação.

Foto: Primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, e CEO da ČEZ, Daniel Beneš / Crédito: ČEZ

Fonte: World Nuclear News – WNN (https://www.world-nuclear-news.org/Articles/Tender-launched-for-new-nuclear-plant-at-Dukovany)