A Eletronuclear publicou seu Relatório Anual 2023. Como em todos os anos, o documento apresenta um panorama dos principais resultados da empresa no exercício anterior, trazendo um apanhado dos aspectos EESG – sigla em inglês usada para se referir às práticas econômicas, ambientais, sociais e de governança de uma companhia.
“O ano de 2023 foi marcado por conquistas significativas na Eletronuclear, que detalhamos com orgulho ao longo deste Relatório de Sustentabilidade. No último ano, testemunhamos marcos cruciais para nossa empresa, observando de perto o fortalecimento da ENBPar, nossa holding estabelecida em 2022, que também congrega Itaipu Binacional e, agora, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Essa nova estrutura tem conferido uma sólida base à Eletronuclear”, observa o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo.
A boa notícia é o crescimento significativo comparado a 2022. Em 2023, nosso resultado líquido foi de R$ 318 milhões e, em 2022, R$ 30 milhões. No último ano, a Eletronuclear gerou o total de 13.310.756,8 MWh de energia líquida. Com a conclusão e início das operações comerciais de Angra 3, a empresa pretende ampliar sua capacidade de geração em 1.405 MW.
Destaques do Relatório Anual
“O projeto de Extensão da Vida Útil de Angra 1 (LTO) avançou conforme planejado. Entregamos à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) a terceira Reavaliação Periódica de Segurança de Angra 1, demonstrando nosso compromisso inabalável com a segurança operacional. O projeto estenderá a licença de operação da usina por mais 20 anos a partir de 2024, a exemplo do que tem ocorrido em diversos países. Além disso, é importante citar também os grandes benefícios da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS). A transferência dos elementos combustíveis usados de Angra 1 e Angra 2 vai liberar espaço adequado nas piscinas de armazenamento para estender a operação de Angra 1 por mais 20 anos e Angra 2 por mais 10 anos”, avalia Lycurgo.
Um dos destaques da Eletronuclear, em 2023, é o desempenho das usinas. Angra 1 obteve os melhores valores de geração mensais da história, nos meses de janeiro e agosto, respectivamente. Já Angra 2 registrou o quarto ciclo seguido sem desarme no reator. Quanto à Angra 3, seus estudos de viabilidade do empreendimento foram incluídos no PAC.
A Eletronuclear, em 2023, também definiu sua nova Identidade Empresarial, além de criar nova Matriz de Riscos Corporativos, exclusiva da empresa, com 14 riscos prioritários.
No quesito Responsabilidade Social, foram 46.497 beneficiados em ações voluntárias realizadas pela Eletronuclear. No Meio Ambiente, o destaque foi para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que prestou assistência a 246 animais.
Como é feito o relatório
“A elaboração do Relatório contou com a participação e envolvimento de toda a Empresa. Esse engajamento contribui para o alinhamento do discurso corporativo, permitindo uma visão mais abrangente da atuação da companhia”, explica o supervisor do Núcleo de Estratégia e Sustentabilidade, Marcos Vinicius Cunha Oliveira.
O Relatório Anual é uma peça de comunicação fundamental para descrever a atuação da Empresa, detalhando as medidas que a Eletronuclear tem adotado para potencializar os impactos positivos e mitigar os negativos sob os aspectos econômico, ambiental, social e de governança. Por meio do relatório, a companhia reafirma seu comprometimento com a sociedade.
Dirigido a todos os públicos de relacionamento da Eletronuclear, a publicação é feita com base nas melhores práticas de gestão e de reporte da sustentabilidade corporativas, dentro dos princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São referências para a elaboração da publicação os padrões do Global Reporting Initiative (GRI), International Integrated Reporting Council (IIRC), Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).
A construção do Relatório inclui ainda um estudo aprofundado e consulta aos públicos internos e externos, de modo a listar os temas materiais mais importantes para os stakeholders da Eletronuclear. Para a Matriz de Materialidade de 2023, foram consideradas as especificidades da Eletronuclear e sua nova estrutura acionária, chegando na seguinte lista de 12 temas materiais, incluindo a correlação com os ODS priorizados.
O resultado de todo esse trabalho são 94 páginas com uma linguagem objetiva e acessível, além de um layout moderno, com fotos, tabelas e gráficos.
Clique aqui para ler o relatório na íntegra. Boa leitura!
A notícia foi publicada originalmente no site da Eletronuclear.
+ Notícias sobre a Eletronuclear
Imagem: Divulgação Eletronuclear
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletronuclear