Reino Unido: pequeno reator nuclear modular da Rolls-Royce em foco

Reino Unido: pequeno reator nuclear modular da Rolls-Royce em foco

O governo britânico pediu a seu regulador nuclear que inicie o processo de aprovação do pequeno reator modular (SMR, na sigla em inglês) da Rolls-Royce, para o qual há a expectativa de que ajude a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e, consequentemente, as emissões de carbono.

No ano passado, o país europeu apoiou uma rodada de negócios de 546 milhões de dólares na empresa para desenvolver o SMR britânico, iniciativa que faz parte do esforço para zerar as emissões de carbono e promover nova tecnologia com potencial, inclusive, de exportação.

O ministro da Energia, Kwasi Kwarteng, também declarou que novos projetos nucleares desempenharão um importante papel nos esforços do Reino Unido em diminuir a dependência de gás, que atingiu novo preço recorde na última segunda-feira, dia 7, em virtude da guerra na Ucrânia.

SMRs podem ser fabricados com peças pequenas o suficiente para serem transportadas em caminhões e embarcações e montadas de forma mais rápida e barata do que reatores comerciais de grande escala. Cada SMR da Rolls-Royce poderá fornecer eletricidade a cerca de um milhão de residências e a corporação estima que seu negócio de pequenos reatores possa criar até 40 mil empregos com base nas demandas interna e externa.

O Escritório de Regulação Nuclear Britânico (ONR, na sigla em inglês) disse que foi requisitado para iniciar a Avaliação de Projeto Genérico – processo formal para aprovar um novo reator no país – destinada ao SMR da Rolls-Royce, cuja capacidade instalada é de 470 megawatts (MW). É a primeira vez que um SMR é avaliado pelo regulador. Para efeito de comparação, no caso de reatores nucleares de larga escala, o processo costuma transcorrer em um prazo de quatro a cinco anos.

Para a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), pequenos reatores modulares ganharão cada vez mais espaço no mundo, sendo adequados, por exemplo, para locais remotos e de difícil acesso.

Foto: Reuters/Toby Melville

Fonte: Reuters (https://www.reuters.com/business/britain-start-approval-process-rolls-royce-mini-nuclear-reactor-2022-03-07/)