A Comissão Reguladora Nuclear dos EUA e a Comissão Canadense de Segurança Nuclear concluíram a primeira revisão técnica conjunta do reator a sal fundido (Molten Salt Reactor – MSR) integral da empresa canadense Terrestrial Energy, conhecido pela sigla (em inglês) IMSR.
O reator foi selecionado em dezembro de 2019 para ser a primeira tecnologia avançada de reator nuclear de água pesada a ser estudada sob um memorando de cooperação firmado pelas duas comissões norte-americanas em agosto de 2019. O objetivo da parceria é melhorar a eficiência regulatória por meio de trabalho colaborativo em revisões técnicas de tecnologias de reatores avançados e pequenos reatores modulares, os SMRs.
Harmonização internacional
“A conclusão da revisão conjunta é um passo importante no apoio à tecnologia e aos programas regulatórios da Terrestrial Energy”, declarou Michael Binder, ex-presidente da Comissão Canadense de Segurança Nuclear. “Também é uma evidência clara de que a harmonização regulatória internacional é possível. As revisões de reguladores nacionais independentes fornecem confiança e credibilidade às tecnologias envolvidas, bem como impulsionam o lançamento global”, complementou.
“[A revisão conjunta] representa um marco nos esforços das comissões canadense e estadunidense para reduzir a duplicação regulatória e é um passo importante na harmonização das revisões regulatórias das duas entidades”, comentou o ex-comissário da instituição dos EUA Jeff Merrifield. “É um passo muito positivo para a comunidade de reatores avançados e os esforços para implantar uma nova geração de instalações nucleares na América do Norte”, emendou.
Para o diretor executivo da Terrestrial Energy, Simon Irish, a conclusão da revisão “aumenta a confiança na tecnologia IMSR e apoia nossos programas regulatórios nacionais”. Ainda segundo ele, “é uma importante etapa na comercialização do IMSR e abre caminho para uma maior colaboração transfronteiriça”.
Histórico – A Terrestrial Energy anunciou, em setembro do ano passado, que, em resposta aos requisitos da concessionária, atualizou o projeto de usina IMSR400 para apresentar uma capacidade de geração líquida de 390 megawatts-elétricos (MWe) para fornecimento de rede elétrica – cada reator tem capacidade instalada individual de 195 MWe. De acordo com a empresa, a mudança aumentou a competitividade de custo do Integral Molten Salt Reactor, o IMSR, “como uma fonte de energia limpa, segura e confiável”.
+ Thor: navio nuclear como estação de carregamento flutuante
+ Startup canadense busca financiamento para construção de SMR
+ Canadá avança no desenvolvimento de SMR
Leia a matéria completa, em inglês, aqui.
Imagem: Renderização por computador de uma planta IMSR400 / Crédito: Terrestrial Energy
Fonte: American Nuclear Society (ANS) / Nuclear News