Programa de Pós-Graduação do CDTN agora é nota 5 na Capes

Programa de Pós-Graduação do CDTN agora é nota 5 na Capes

Melhoria na avaliação é fruto do esforço da formação especializada do Centro em titular profissionais cada vez mais capacitados

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen) subiu de conceito, atingindo nota 5, de acordo com a Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para essa avaliação, o CDTN enviou um relatório para a Capes detalhando minuciosamente vários aspectos do Programa de Pós-Graduação. No período avaliado, a instituição titulou 88 mestres e 41 doutores, que contaram com um corpo docente formado por 31 profissionais altamente qualificados, e 34 disciplinas distribuídas nas 3 áreas de concentração do programa: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Ciência e Tecnologia das Radiações e Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente.

Objetivos de avaliação

De acordo com a Capes, a Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação tem por objetivo contribuir para a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira que se efetiva na identificação dos programas que atendam ao padrão mínimo de qualidade exigido para cada nível de curso; retratar a situação da pós-graduação brasileira no quadriênio de forma clara e efetiva; e fornecer subsídios para a definição de planos e programas de desenvolvimento e a realização de investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. As avaliações compreendem o período de 2017 a 2020 e são expressadas em notas que variam de 1 a 7, atribuídas aos programas de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.

Pós-Graduação do CDTN

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais foi recomendado pela Capes em julho de 2002, em nível de mestrado, e iniciou suas atividades a partir de fevereiro de 2003. Em fevereiro de 2010, o Conselho Técnico-Científico da Capes recomendou o curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN e a primeira turma iniciou suas atividades em agosto de 2010.

O objetivo do Programa de Pós-Graduação do CDTN é formar profissionais com alta qualificação científica e tecnológica, preparados para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, tanto do setor nuclear, como em áreas de pesquisa não convencionais de relevância estratégica para o Estado de Minas Gerais e o Brasil. Os futuros mestres e doutores formados pela instituição estarão capacitados para contribuir no desenvolvimento de processos, na utilização eficiente de tecnologias avançadas e na formação de novos profissionais, tanto no setor produtivo especializado, como em instituições de ensino e pesquisa.

Este enfoque de formação se fundamenta em um Programa multidisciplinar que abrange as áreas de engenharia nuclear, ciência e engenharia de materiais, física e química experimental da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares em meio ambiente, indústria e medicina, áreas onde o emprego das radiações e o profundo entendimento das interações entre radiação e matéria são de fundamental importância. Conheça mais na página do site aqui.

A notícia foi publicada originalmente no site do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen).

+ CDTN: primeira instituição da área nuclear apresenta projeto de memória em Belo Horizonte no mês em que completa 70 anos
+ CDTN completa 70 anos; ABEN prestigia solenidade
+ CDTN em oito momentos
+ CDTN: por dentro do reator TRIGA

Foto: Aula do Programa de Pós-Graduação do CDTN / Crédito: Agatha Azevedo

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen)