O Programa de Aceitação Pública (APUB) da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) foi criado com o objetivo de estabelecer ações voltadas para a divulgação das aplicações nucleares, a difusão de informações de qualidade e o esclarecimento à população, tendo em vista que muitos agentes e grupos sociais tendem, sem embasamento científico, a convergir manifestações céticas ou críticas quanto aos usos pacíficos dessa forma de energia.
Conduzido pela ABEN juntamente com seus sócios institucionais, o APUB tem, entre seus destaques, a Revista Brasil Nuclear, tradicional publicação que atualmente se encontra em sua 53ª edição. Também cabe citar a participação da ABEN em diversos eventos constantes do calendário periódico do setor nuclear brasileiro e de ocasiões especiais, como aniversários e inaugurações de maquinários/infraestrutura das instituições nucleares do País e visitas de cortesia/reuniões estratégicas, como a recentemente ocorrida no Ministério de Minas e Energia (MME).
Também dentro do escopo do APUB, está em lançamento a Terceira Edição da Competição Embaixadores Nucleares, cujas inscrições serão aceitas entre os dias 19 de setembro e 19 de outubro. Essa Competição visa aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, procurando educar o público e multiplicar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.
O fortalecimento de nossa Comunicação, uma das estratégias centrais do APUB, ainda ocorreu neste ano por meio da criação de um novo website (moderno, responsivo e amigável, facilitando a navegabilidade em dispositivos móveis), e do maior uso das mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Ressaltamos, também, o incansável trabalho de aumentar a atuação da ABEN na mídia, por meio da participação em entrevistas e elaboração de artigos para os mais diversos veículos de comunicação.
Ainda serão lançadas, em 2022, as bases para a International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2023 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), o maior e mais proeminente evento de Energia Nuclear do Hemisfério Sul, que reúne, paralelamente, eventos científicos e acadêmicos e comerciais. Promovida bienalmente pela ABEN, a INAC é uma iniciativa multidisciplinar na área nuclear voltada para os interesses de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em âmbitos nacional e internacional.
Importantes discussões entre autoridades da área ocorridas na Conferência evidenciam a contribuição da tecnologia nuclear na expansão global da demanda por energia, bem como no aperfeiçoamento de produtos e serviços para a melhoria da qualidade de vida. A INAC reúne o estado-da-arte do setor nuclear mundial, com a participação de pesquisadores, acadêmicos, professores, alunos, técnicos, profissionais em geral e empresários.
Imagem: Freepik