Polônia seleciona AP1000 para sua primeira usina nuclear

Polônia seleciona AP1000 para sua primeira usina nuclear

A empresa estadunidense Westinghouse construirá a primeira usina nuclear da Polônia, informou o primeiro-ministro do país europeu, Mateusz Morawiecki, na última sexta-feira, dia 28, confirmando uma decisão esperada há muito tempo com o objetivo de reduzir as emissões de carbono do país e eliminar o carvão da matriz elétrica.

Com a Rússia travando uma guerra na vizinha Ucrânia, a escolha da Polônia por um parceiro dos Estados Unidos sublinha a ênfase que Varsóvia dá às relações diplomáticas com Washington em um momento em que a segurança energética está no centro das atenções.

“Confirmamos que o projeto de nossa primeira usina nuclear usará a tecnologia confiável e segura da Westinghouse”, declarou Morawiecki em seu perfil no Twitter.

A empresa norte-americana estava competindo com a estatal sul-coreana Korea Hydro Nuclear Power (KHNP), que apresentou uma oferta ao governo polonês em abril passado. Varsóvia também conversou com empresas francesas sobre o empreendimento.

“A parceria dos EUA no projeto é vantajosa para todos nós: podemos enfrentar a crise climática, fortalecer a segurança energética europeia e aprofundar a relação estratégica EUA-Polônia”, assinalou a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.

A política trabalhou para ajudar a Westinghouse a garantir o contrato junto com a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, se envolvendo com Morawiecki várias vezes no ano passado, conforme um funcionário da Casa Branca. O projeto criaria milhares de empregos americanos, acrescentou o funcionário.

A escolha de Westinghouse e dos Estados Unidos enviou uma mensagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, “sobre a força e a união de uma aliança EUA-Polônia”, enfatizou um alto funcionário do governo dos EUA.

A Polônia estava procurando um parceiro para instalar de seis a nove gigawatts (GW) de capacidade nuclear e fornecer até 49% de financiamento para o projeto. O governo planejava escolher a tecnologia para os três primeiros reatores até o fim de 2022, com a unidade nº 1 entrando em operação em 2033.

“Entendemos que a decisão será para os três primeiros reatores e é nossa expectativa que a Polônia pretenda eventualmente construir seis unidades AP1000 da Westinghouse e tome uma decisão formal sobre o segundo conjunto de três posteriormente”, explicou o funcionário dos EUA.

Fontes disseram que a Polônia escolheria primeiro a tecnologia, que consequentemente indicaria o parceiro, e discutiria os detalhes do contrato após o fim da guerra Rússia-Ucrânia.

Leia a matéria original, em inglês, aqui.

+ Coreia do Sul quer construir seis usinas nucleares na Polônia

Reportagem de Justyna Pawlak e Anna Koper; reportagem adicional de Andrea Shalal em Washington; Edição por Grant McCool e Cynthia Osterman
Foto: Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, participa de cúpula de líderes da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 20 de outubro de 2022 / Crédito: Reuters/Piroschka van de Wouw

Fonte: Reuters