A energia de fusão nuclear está atraindo um interesse significativo de governos e mercados de capitais privados. A implantação da tecnologia dentro de um cronograma que auxiliará na luta contra as mudanças climáticas e oferecerá outra ferramenta para a segurança energética exigirá o apoio das partes interessadas, reguladores e formuladores de políticas em todo o mundo.
Sem ampla adesão, contudo, a fusão nuclear pode não atingir seu potencial como uma tecnologia de “mudança de jogo” (Santo Graal energético) para fazer uma diferença significativa, considerando os desafios pela frente.
Felizmente, o processo de desenvolvimento do apoio político e regulatório necessário já está em andamento em todo o globo. Líderes nos Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia, China e outros países estão se engajando com as questões-chave e liderarão o caminho para estabelecer as bases para uma futura indústria global de fusão.
+ Grande avanço na fusão nuclear
+ Reino Unido: empresa privada de fusão nuclear atinge “marco comercial”
Leia a notícia original, em inglês, aqui.
Imagem: Renderização artística do reator de fusão STEP do Reino Unido / Crédito: United Kingdom Atomic Energy Authority (Ukaea)
Fonte: American Nuclear Society (ANS) / Nuclear News