Planos para novas usinas nucleares no mundo

Planos para novas usinas nucleares no mundo

* A capacidade de energia nuclear em todo o mundo está aumentando constantemente, com cerca de 55 usinas em construção.

* A maioria dos reatores encomendados ou planejados se localiza na Ásia, embora existam grandes planos para novas unidades na Rússia.

* Uma capacidade adicional significativa está sendo “colocada na rede” em virtude de modernizações de plantas.

* Os programas de extensão da vida útil de usinas nucleares estão mantendo a capacidade, principalmente nos EUA.

Atualmente, existem cerca de 440 reatores nucleares operando em 32 países – mais Taiwan, com uma capacidade instalada total de cerca de 390 gigawatts-elétricos (GWe). Em 2020, eles forneceram 2.553 terawatts-hora (TWh), cerca de 10% da eletricidade do planeta.

Cerca de 55 usinas nucleares estão sendo construídas em 19 países, com destaque para China, Índia, Rússia e Emirados Árabes Unidos (EAU). O quantitativo não inclui unidades com a construção atualmente suspensa, como as japonesas Ohma 1 e Shimane 3.

A cada ano, a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresenta panorama e cenários de referência e outros dados – especialmente relativos à redução da emissão de carbono – em seu relatório World Energy Outlook (WEO).

Na edição de 2021, o ‘Cenário de Políticas Declaradas’ da Agência considerou um crescimento da capacidade nuclear instalada de mais de 26% de 2020 a 2050 (atingindo a capacidade de cerca de 525 GWe), com o aumento fortemente concentrado na Ásia, particularmente na Índia e na China. Nesse cenário, a contribuição da energia nuclear para a geração global de eletricidade é de cerca de 8% em 2050.

Novas usinas nucleares – Aproximadamente 100 reatores com capacidade bruta total em torno de 100.000 megawatts-elétricos (MWe) estão encomendados ou planejados, e mais de 300 são propostos. A maioria das unidades planejadas é na Ásia, continente que concentra países com economias e demanda de eletricidade em vertiginoso crescimento.

Muitos países com programas de energia nuclear consolidados têm planos ou estão construindo novas plantas. E aproximadamente 50 países estão considerando, planejando ou efetivamente iniciando programas de geração nucleoelétrica.

Artigo completo (em inglês): https://world-nuclear.org/information-library/current-and-future-generation/plans-for-new-reactors-worldwide.aspx#ECSArticleLink1

Fonte: World Nuclear Association (WNA)