O site Petronotícias noticiou que a unidade nº 1 da central nuclear de Three Mile Island (TMI), na Pensilvânia (EUA), será reativada após um acordo entre o grupo de energia estadunidense Constellation e a Microsoft. Com capacidade instalada de 837 megawatts-elétricos (MWe), a usina foi comprada em 1999 pela Constellation e desativada 20 anos depois por razões econômicas. A planta, a qual será renomeada como Crane Clean Energy Centre, deverá voltar a operar em 2028, gerando, desse modo, 3.400 empregos diretos e indiretos e mais de US$ 3 bilhões em impostos estaduais e federais.
A Microsoft deseja reativar o reator – precisará de aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (U.S.NRC) – “para ajudar a descarbonizar a rede elétrica em apoio ao nosso compromisso de se tornar carbono negativo”, declarou o vice-presidente de energia da empresa, Bobby Hollis. Ainda segundo ele, “a Microsoft continua a colaborar com fornecedores de energia para desenvolver fontes de energia livres de carbono, ajudando a atender às necessidades de capacidade e confiabilidade da rede”.
No entendimento do presidente e CEO da Constellation, Joe Dominguez, indústrias críticas para a competitividade global e tecnológica dos EUA, incluindo centros de dados, exigem uma abundância de energia livre de carbono e confiável 24 horas por dia, e as usinas nucleares são as únicas fontes de energia que podem entregar consistentemente essa promessa. “Antes de ser fechada prematuramente, essa usina estava entre as mais seguras e confiáveis da rede, e estamos ansiosos para trazê-la de volta com um novo nome e uma nova missão de servir como um motor econômico para a Pensilvânia”, enfatizou.
Leia a matéria completa aqui.
Foto: Divulgação
Fonte: Petronotícias