Pesquisa internacional de opinião pública conduzida pela empresa de estudos de mercado Savanta, em favor da consultora energética Radiant Energy Group, mostra que o número de apoiadores da energia nuclear é uma vez e meia maior que o dos opositores
O índice de Atitudes Públicas em relação à Energia Limpa (Public Attitudes toward Clean Energy – PACE) é descrito como “o maior estudo internacional divulgado publicamente sobre o que as pessoas pensam a respeito da energia nuclear”, com dados coletados de mais de 20 mil entrevistados provenientes de 20 países.
“O PACE foi criado para acompanhar o apoio/oposição às fontes de energia limpa, o que impulsiona essas atitudes e como as instituições podem atender melhor ao que o público deseja”, declarou a Radiant Energy.
A pesquisa constatou que, nos 20 países pesquisados, 28% dos entrevistados se opõe ao uso da energia nuclear, enquanto 46% a apoia. Das nações abrangidas, 17 fomentam o uso da energia nuclear. Além disso, o apoio era mais de três vezes superior ao da oposição nos dois países mais populosos do mundo, a Índia e a China.
A pesquisa detectou, também, que a preferência pela energia nuclear é maior do que pela eólica em terra, biomassa de árvores ou gás com captura e armazenamento de carbono. Um quarto dos entrevistados disse que o seu país deveria concentrar-se na energia nuclear, atrás apenas da preferência de 33% por grandes parques solares.
A energia nuclear é vista como a fonte de energia térmica mais confiável, na opinião de 66% dos entrevistados. A pesquisa descobriu que as pessoas que consideram a energia nuclear confiável apoiam quatro vezes mais a sua utilização.
Leia a matéria completa (em inglês) aqui.
+ Notícias sobre a geração de eletricidade pela fonte nuclear
Imagem: Radiant Energy
Fonte: World Nuclear News (WNN)