Personalidades ligadas ao setor nuclear foram destaque na cerimônia do “Prêmio 100 Mais Influentes da Energia”, realizada ontem no Palácio Tangará, em São Paulo. Entre elas, o deputado federal Júlio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Nuclear, e o ex-ministro Bento Albuquerque, sócio da ABEN. O evento é organizado anualmente pela revista Full Energy, do Grupo Mídia, e visa homenagear os maiores líderes que atuam no setor, pelos esforços e comprometimento para colocar a energia brasileira como importante agente de desenvolvimento do País.
Confira aqui a lista completa dos ganhadores, que foi publicada na edição 47 da revista Full Energy.
Bento Albuquerque, ex-ministro, é amplamente respeitado no âmbito nuclear devido à sua liderança no Ministério de Minas e Energia. Sob sua administração, o ministério divulgou o Plano Nacional de Energia 2050, que inclui a meta de adicionar até 10 GW de capacidade em usinas nucleares no Brasil. Adicionalmente, foi sob a sua direção que o ministério lançou o mais recente Plano Decenal de Energia, que contempla a construção de uma nova usina nuclear de 1 GW na região Sudeste do país.
Lopes discursou no evento e ressaltou o acordo em curso do Brasil com a França no setor nuclear. “Estamos desenvolvendo esse importante acordo para retomar com força essa que é uma das mais importantes áreas da energia. O setor com mais tecnologia e que mais se transforma é o nuclear, especialmente por conta dos pequenos reatores. Com esse novo acordo, queremos fazer uma grande aliança holística, pensando não apenas na conclusão de Angra 3 e extensão da vida de Angra 1, mas também trazer muita medicina nuclear, ações na irradiação de alimentos e formação para os nossos técnicos brasileiros”, disse.
Foto: Divulgação Full Energy / Grupo Mídia