Artigo publicado no site Defesa em Foco versa sobre a importância da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil, o qual visa a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear desenvolvido e construído no País, de quatro submarinos convencionais (motor diesel-elétrico) e de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação das embarcações – estaleiros, Base Naval e Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), em Itaguaí/RJ.
“Além de avanços no campo de defesa, o projeto representa ganhos técnicos e científicos, com o domínio de processos e tecnologias que poderão ser aplicados em outras áreas, como a medicina nuclear. Para alcançar esse objetivo, o Brasil estabeleceu uma parceria estratégica com a França, que está transferindo conhecimento e capacitação técnica para a construção de estruturas navais para o futuro submarino nuclear”, destaca o texto.
A Nuclep também participa da construção de alguns equipamentos que compõem o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene), protótipo em terra e em tamanho real do reator do submarino de propulsão nuclear e localizado em Iperó/SP. Essa instalação proporcionará a validação das condições de projeto e o ensaio de todas as condições de operação possíveis para uma planta de propulsão nuclear.
+ Nuclep avança no projeto de construção do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil
Imagem: Divulgação
Fonte: Defesa em Foco