O presidente da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Carlos Henrique Silva Seixas, e o assessor, Adeilson Telles, se reuniram na tarde da última terça-feira (12), na Casa Firjan, com o presidente da instituição, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, seus vice-presidentes e diretores.
O encontro teve como objetivo a apresentação, pela Nuclep, da realização de um seminário que transmita à sociedade a importância da Tecnologia Nuclear para o desenvolvimento, a geração de empregos, a soberania e a sustentabilidade. O tema seria “Tecnologia Nuclear para o nosso bem”.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio, que sugeriu que o seminário tivesse caráter internacional com a presença de especialistas de outros países. O seu vice-presidente, Carlos Erane, destacou a importância estratégica do tema para o Brasil e sugeriu que a iniciativa do Seminário fosse estendida para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outros estados como forma de fortalecer o debate em todo o Brasil.
“É fundamental ampliarmos o debate e a conscientização do quanto a energia nuclear é benéfica em diversas aplicações. Realizar um grande seminário, com autoridades e profissionais da área, traz não somente variedade de conteúdo, mas credibilidade ao tema. Temos tido imenso apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Atividades Nucleares, presidida pelo Deputado Julio Lopes, inédita no Congresso e criada justamente para debater esse tema fundamental para sustentabilidade da nossa matriz energética. Ainda há grande desconhecimento por parte da sociedade do quanto a energia nuclear é segura e relevante nas mais diversas áreas”, disse Seixas.
O presidente Eduardo Eugênio encerrou o encontro firmando o compromisso de realizar em ampla parceria, o mais breve possível, para que a ideia proposta para o Seminário se torne realidade o mais breve possível. “Nuclep e Firjan vão estabelecer uma equipe de trabalho para construir e realizar a atividade”, finalizou.
Presentes ainda ao encontro, representando a Firjan: Luiz Césio Caetano e Carlos Erane Aguiar, 1º e 2º vice-presidentes; Antônio Carlos Vilela, presidente do Conselho Empresarial de Energia Elétrica; João Paulo Alcantara, diretor de Competitividade; Augusto Franco Alencar, assessor da Presidência; e Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura.
Fotos: Divulgação Nuclep
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)