O documento Nuclear Energy Data 2021, elaborado pela Agência de Energia Nuclear da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Nuclear Energy Agency / Organisation for Economic Co-operation and Development – NEA/OECD), compila estatísticas e relatórios anuais de países vinculados à instituição que documentam o panorama do setor de energia nuclear.
Os dados fornecidos pelos governos incluem estatísticas sobre o total de energia elétrica produzida, considerando todas as fontes – inclusive a nuclear, capacidades e requisitos do ciclo de combustível e, eventualmente, projeções para 2040. Os relatórios dos países resumem as políticas energéticas, atualizações dos programas nucleares e desenvolvimentos do ciclo do combustível.
Nos últimos dois anos, a pandemia do COVID-19 trouxe à tona a importância da segurança elétrica nas sociedades modernas. Embora as implicações de longo prazo para a geração de eletricidade sejam difíceis de avaliar, durante essa crise a energia nuclear continuou fundamental para a segurança do abastecimento e tem sido, juntamente com fontes renováveis, uma das formas de produzir eletricidade de baixo carbono mais resilientes.
Geração nuclear fortalecida
Governos se comprometeram a contar com a energia nuclear na matriz energética, por meio de planos avançados para desenvolver ou aumentar a capacidade nucleoelétrica, incluindo pequenos reatores modulares (SMRs) e reatores avançados.
Nuclear Energy Data 2021: clique aqui ou aqui.
Confira outras publicações técnicas em nosso site.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agência de Energia Nuclear da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (NEA/OECD)