Nova usina nuclear gera eletricidade e estimula economia do Paquistão

Nova usina nuclear gera eletricidade e estimula economia do Paquistão

A terceira usina da central nuclear de Karachi, localizada no Paquistão, foi conectada à rede elétrica na última sexta-feira, dia 4, tornando-se, assim, a quarta com um reator do tipo Hualong One no mundo – e segunda fora da China – a atingir tal marco. Esse reator também é conhecido internacionalmente como HPR1000.

Trata-se de um PWR (reator de água pressurizada) com potência instalada de 1.100 megawatts-elétricos (MWe) e, segundo a China National Nuclear Corporation (CNNC), o marco “estabelece uma base sólida para a operação comercial subsequente da unidade”. Também chama a atenção o fato de a construção ter ocorrido rapidamente, pois foi iniciada em maio de 2016.

Quando entrar em operação comercial, Karachi 3 beneficiará mais de quatro milhões de residências paquistanesas (cerca de 10 bilhões de Kwh) com energia limpa e de base. Tal volume equivaleria à redução da queima de 3,12 milhões de toneladas de carvão por ano, o que evitaria a emissão de 8,16 milhões de toneladas de dióxido de carbono no mesmo período.

A CNNC salientou que a construção de Karachi 3 e também a da unidade nº 2 da central, que entrou em operação comercial em maio de 2021, impulsionou o desenvolvimento econômico e industrial do Paquistão, pois o fornecimento de componentes locais cresceu significativamente. “Durante o período de pico da construção do empreendimento, foram gerados mais de 10 mil empregos diretos no Paquistão e mais de 40 mil empregos indiretos na cadeia industrial”.

No entendimento da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), é um grande exemplo de como a instalação de uma central nuclear é um fator indutor de desenvolvimento social e econômico de um país.

Foto: Central nuclear de Karachi (Imagem: CNNC)

Fonte: World Nuclear News – WNN (https://www.world-nuclear-news.org/Articles/Karachi-3-begins-supplying-electricity)