É com extremo pesar que informamos o falecimento, na madrugada de hoje, dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, do Dr. Ronaldo Arthur Cruz Fabricio. Ele tinha 90 anos e teve complicações decorrentes de uma queda em casa no último fim de semana.
Engenheiro aposentado, teve uma brilhante trajetória profissional, tendo sido um dos pioneiros na construção de Angra 1, fundador e primeiro Presidente da Eletronuclear – criada em 1997 a partir da fusão da Nuclebrás Engenharia S/A (Nuclen) com a Diretoria Nuclear de Furnas – e responsável pela conclusão de Angra 2, que entrou em operação em 2001, ano marcado pelo histórico racionamento de energia no Brasil.
Ronaldo Fabricio também foi Presidente de Furnas e da Latin American Section of the American Nuclear Society (LAS/ANS), Vice-Presidente Executivo da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e o primeiro Prefeito de Niterói/RJ (março de 1975 a janeiro de 1977), após a cidade deixar de ser a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, quando houve a fusão com o Estado da Guanabara.
Grande entusiasta da área nuclear, Fabricio recebeu uma homenagem no segundo dia (07/05) da XI International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2024 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), promovida pela ABEN. Na ocasião, ocorreu uma sessão em que foi exibido um vídeo com fotos antigas e ocorreu um bate-papo com o nosso 1º Vice-Presidente, Antônio Müller, com quem nutria uma amizade de longa data.
O velório ocorrerá a partir das 10h30 desta sexta-feira, dia 02/08, na Capela 8 do Crematório do Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Toda nossa solidariedade, orações e pensamentos voltados a familiares e amigos (as). Nossas homenagens ao Engenheiro Ronaldo Arthur Cruz Fabricio por sua pronta colaboração aos setores nuclear, energético e político de nosso País.
Confira a entrevista exclusiva concedida pelo Dr. Ronaldo Fabricio à ABEN em 1º de outubro de 2021 aqui.
+ Morre o ex-prefeito de Niterói Ronaldo Fabrício, aos 90 anos (fonte: Tempo Real RJ)
+ Morreu aos 90 anos o Engenheiro Ronaldo Fabrício, um dos pioneiros da indústria nuclear brasileira (fonte: Petronotícias)
Fotos: Acervo Furnas