Nota de falecimento – Margarida Mizue Hamada, conselheira da ABEN

Nota de falecimento – Margarida Mizue Hamada, conselheira da ABEN

É com extremo pesar que informamos o falecimento da pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen) e conselheira fiscal desta Associação Margarida Mizue Hamada na tarde do último dia 24, aos 68 anos. Nossa querida amiga Margarida, que atualmente exercia suas atividades no Centro de Tecnologia das Radiações (Ceter) do Ipen, participou de diversas diretorias da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e de nosso evento bienal – International Nuclear Atlantic Conference (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), inclusive como chair em algumas edições do Encontro de Aplicações Nucleares (ENAN).

Grande entusiasta da área nuclear e com importante trajetória na área docente, notadamente no Programa de Tecnologia Nuclear da Pós-Graduação do Ipen/Cnen-USP, a doutora e química industrial Margarida Hamada também era conhecida como uma pessoa serena, doce, discreta, determinada e comprometida no exercício de suas atividades profissionais.

No último dia 5 de abril, durante o encerramento dos Seminários do Plano Diretor do Ipen/Cnen, Margarida recebeu sua última homenagem em vida, com a indicação a “Pesquisadora Destaque” pela inestimável contribuição ao progresso da ciência em sua área de atuação. Além do Ceter, a pesquisadora passou, no Ipen, pelo atual Centro de Radiofarmácia (CECRF) e pelo Serviço de Radioproteção.

Toda nossa solidariedade, orações e pensamentos voltados a familiares e amigos (as). Nossas homenagens à Professora Margarida por sua pronta colaboração à ABEN, aos nossos eventos e ao seu trabalho inestimável na organização de muitas INACs. É uma perda para nós da ABEN e para todos que trabalham nos diferentes usos da energia nuclear, em nosso País.

Com informações do Ipen/Cnen

Foto: arquivo pessoal