MCTI e Cnen no relançamento da aliança estratégica Brasil-Argentina

MCTI e Cnen no relançamento da aliança estratégica Brasil-Argentina

O dia 26 de junho de 2023 foi marcado pela visita do presidente argentino Alberto Fernández ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para as comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina. Além das homenagens e almoço de congraçamento, foi também aprovado o Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica entre os dois países.

Entre as diversas autoridades presentes no evento, estiveram também a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Francisco Rondinelli.

O Plano de Ação construído entre os dois países e apresentado ao final do encontro contempla 90 ações, em setores diversos como Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura e Transporte, além de temas Digitais, Mercosul e sobre a Cooperação Nuclear.

No Setor Nuclear, entre diversas iniciativas, haverá a reativação da Comissão Binacional de Energia Nuclear (Coben) e a assinatura de protocolos de cooperação. São protocolos no campo da Engenharia de Reatores Nucleares de Pesquisa e de Laboratórios Associados, com vistas à contratação de serviços técnicos especializados junto a empresas argentinas e vice-versa. Ambas as ações sob a corresponsabilidade da Cnen, pelo lado brasileiro, e da Comissão Nacional de Energia Atômica (Cnea), pela Argentina.

A reativação da Coben, considerada “foro essencial de coordenação”, já havia sido aprovada em reunião ocorrida em 15 de junho de 2023 no âmbito do Comitê Permanente de Política Nuclear Brasil-Argentina (CPPN) e ocorrerá de fato em novo encontro a ser realizado em agosto de 2023, em Buenos Aires.

Para conhecer todas as ações pactuadas no Plano clique aqui.

A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Contribuição do associado da ABEN Leonam dos Santos Guimarães

+ Política nuclear: Cnen participa da reunião do CPPN em Brasília
+ Notícias sobre a Argentina 

Imagem: Freepik

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)