O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen) sedia a Escola de Gestão de Emergências Nucleares e Radiológicas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), de 31 de outubro a 18 de novembro, reunindo 32 participantes de 15 países da América Latina e Caribe. O objetivo é fortalecer a capacidade de preparação e resposta a emergências nucleares e radiológicas.
Participaram da abertura oficial do treinamento, em 31 de outubro, Luis Longoria, diretor do Departamento de Cooperação Técnica da AIEA, falando diretamente de Viena, sede do organismo internacional; a diretora do IRD/Cnen, Angélica Wasserman, e Raul dos Santos, diretor da Escola. Na ocasião, Longoria destacou que a preparação à resposta a emergências é uma prioridade em todos os países e agradeceu à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e ao instituto por ter colocado à disposição toda a sua infraestrutura e capacidade, profissionais e instalações. “Haverá muitas práticas, visitas, sessões técnicas”, acrescentou.
Ao dar boas-vindas a todos os participantes, a diretora do IRD/Cnen afirmou ter muito orgulho da equipe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares e frisou o impacto das atividades institucionais em metrologia, radioproteção ambiental, dosimetria, física médica, todas voltadas ao uso seguro das radiações ionizantes. A capacitação está inserida no âmbito do projeto RLA 9090, voltado ao fortalecimento da infraestrutura regulatória para aprimorar a proteção radiológica na América Latina e no Caribe. A oficial técnica AIEA para projetos da América Latina e Caribe Loreta Villanueva acompanha o treinamento e apresenta aos participantes mecanismos da AIEA para aprimorar a formação de recursos humanos e investir em radioproteção.
Um time de especialistas da AIEA ministra as aulas teóricas, tendo como instrutor líder Pablo Fabián Jeréz Veguería. Completam a equipe de profissionais Miguel Angel Cabrera Carrasco; Edgardo Miguel Rodriguez; Marco Artemio Munive Sanchez. Profissionais da Dieme também participarão como instrutores, além de conduzir atividades práticas. Visitas técnicas estão programadas a diversos locais, como o reator de pesquisas Argonauta, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen); as instalações do Hospital Naval Marcílio Dias voltadas ao atendimento a radioacidentados; a Escola de Instrução Especializada do Exército, Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen), onde estão publicadas mais fotos.
+ IRD: treinamento apoiado pela AIEA fortalece formação de físicos médicos na América Latina e Caribe
+ Acordo de cooperação entre Cnen e AIEA fortalece ensino e treinamento em radioproteção no Brasil
+ Cnen coordena Curso Regional da AIEA de Capacitação de Reguladores em Produção de Radiofármacos com Cíclotrons
Foto: Participantes da terceira edição da Escola de Gestão de Emergências Nucleares e Radiológicas da AIEA, no IRD / Crédito: Bianca Wendhausen/IRD
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)