IRD programa semana de atividades para comemorar 51 anos de fundação

IRD programa semana de atividades para comemorar 51 anos de fundação

Nesta terça-feira, dia 21, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen) completa 51 anos de sua fundação e, para comemorar a data, será organizada uma solenidade no auditório Rex Nazaré Alves, na instituição, às 10h. Serão homenageados servidores com mais de 45 anos de serviços prestados à instituição. Serão homenageados ex-dirigentes por sua contribuição à história do IRD. Estarão presentes para receber a distinção Anna Maria Campos de Araújo, Eliana Amaral e José Marcus Godoy.

Na sequência, a pesquisadora da Divisão de Física Médica do IRD Ana Cristina Murta Dovales profere palestra sobre uso, benefícios e riscos dos diagnósticos médicos por imagem. Serão abordados os benefícios desses procedimentos, assim como os efeitos biológicos e potenciais riscos à saúde resultantes da exposição à radiação. Após a apresentação, que encerra a solenidade comemorativa, haverá uma confraternização.

No dia 22/03, quarta-feira, o pesquisador do IEN Cláudio Márcio do Nascimento Pereira profere palestra sobre a evolução da inteligência artificial e suas diversas aplicações na solução de problemas na área nuclear. Serão abordadas aplicações em IA em projeto, operação e segurança de reatores; conjuntamente com aplicações de técnicas nucleares e em problemas relacionados ao meio ambiente, entre outros.

No dia 23/03, quinta-feira, a exibição do filme Síndrome da China, produção de 1979 ganhadora de quatro Oscars que retrata um acontecimento irregular em uma usina nuclear e uma investigação em busca dos fatos. Uma discussão após a exibição será conduzida por Raul dos Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares do IRD. O filme é anterior ao acidente nuclear de Three Miles Island, nos Estados Unidos.

Todas as atividades acontecem no auditório Rex Nazaré Alves. O IRD fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na Avenida Salvador Allende, 3.773.

Banner do aniversário de 51 anos do IRD
IRD 51 anos: cronograma de eventos / Divulgação IRD (clique para ampliar)
SOBRE O USO, BENEFÍCIOS E RISCOS DOS DIAGNÓSTICOS MÉDICOS POR IMAGEM

A apresentação da pesquisadora Ana Cristina Murta Dovales, da Divisão de Física Médica do IRD, durante a solenidade de abertura pelas comemorações dos 51 anos do IRD, vai abordar o uso da radiação na área médica, com destaque para os procedimentos de diagnóstico por imagem, que vêm sendo cada vez mais utilizados, contribuindo com uma parcela significativa da exposição à radiação da população em todo o mundo. Serão abordados os benefícios desses procedimentos, assim como os efeitos biológicos e potenciais riscos à saúde resultantes da exposição à radiação ionizante. A importância da proteção radiológica será destacada, com menção às contribuições do IRD nessa área. Também serão apresentados o padrão e tendência de uso desses procedimentos no Brasil, com ênfase no impacto causado pela pandemia de COVID-19.

EVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS APLICAÇÕES NA ÁREA NUCLEAR

A apresentação do pesquisador Claudio Márcio Pereira, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen), abordará as aplicações da Inteligência Artificial (IA) na solução de problemas na área nuclear. Será destacada a importante evolução das principais técnicas utilizadas e o impacto causado na área. Serão abordadas as aplicações de IA em projeto, operação e segurança de reatores; conjuntamente com aplicações de técnicas nucleares e em problemas relacionados ao meio ambiente, entre outros. Técnicas como a Computação Evolucionária e as Redes Neurais Artificiais estarão em foco. Será discutida a influência da evolução do aprendizado de máquina desde o início dos anos 2000 até a era “Deep Learning”. Para finalizar, será discutido, com visão pessoal do palestrante, o possível impacto do fenômeno chatGPT na área nuclear.

SOBRE O INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA

O IRD começou como um pequeno laboratório da PUC-Rio, em cuja direção estiveram Edgard Meyer e Anna Maria Campos de Araújo, liderando apenas quatro servidores. Calibrar monitores de radioproteção e realizar monitoração ambiental eram as tarefas. Em 1969, o INCA doou ao laboratório o primeiro irradiador de cobalto para calibração de dosímetros clínicos. Em 21 de março de 1972, o Laboratório de Dosimetria ganhou novas instalações na baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Rex Nazaré Alves foi o primeiro diretor da instituição e se empenhou de forma incansável na implementação das instalações, que passaram a integrar a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear. Em 1974, a instituição recebeu a atual nomenclatura, Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

O IRD é uma instituição que atua em colaboração com universidades, agências governamentais e diversas organizações, formando pessoas, desenvolvendo pesquisas, tecnologias, metodologias, conhecimento científico ao alcance da sociedade. Oferece conhecimento técnico e mantém compromisso com sua missão de promover o uso seguro das radiações ionizantes no país. O conhecimento é disseminado por meio de cursos regulares, pós-graduação lato sensu em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica; mestrado e doutorado em radioproteção e dosimetria e treinamentos, além de atuações de seus especialistas em comitês nacionais e internacionais, entre outras atividades.

A energia e dedicação de seu fundador, Rex Nazaré Alves, estão presentes nas atividades integradas em Dosimetria, Metrologia das Radiações, Física Médica, Radioproteção Ambiental e Ocupacional, Emergências Radiológicas e Nucleares. O instituto também recebe grupos em visitas técnicas às instalações e está aberto a parcerias e colaborações em prol dos avanços científicos, econômicos, sociais, ambientais. É dirigido, desde 2019, por Angélica Wasserman. Foram diretores da instituição Rex Nazaré Alves; Dagmar Carneiro da Cunha Reis; Carlos Eduardo Veloso de Almeida; Anamélia Habib Mendonça; Laércio Antonio Vinhas; José Marcus Godoy; Eliana Corrêa da Silva Amaral; Luiz Fernando Conti; Dejanira da Costa Lauria; José Ubiratan Delgado; Renato Di Prinzio.

+ IRD completa 50 anos; ABEN prestigia evento comemorativo

Foto em destaque: Piloto do drone – Vitor Frazão; direção fotografia – Luiz Tadeu Duarte

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)