Na semana de 30 de outubro a 3 de novembro, as aulas serão híbridas, com a presença dos professores no Ipen/Cnen, período em que acontecerá também o evento “Hackatom”, com os tradicionais prêmios da Rosatom.
A Comissão de Pós-graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), unidade de PG da Universidade de São Paulo (USP), prorrogou até 12h de sexta-feira, dia 22, as inscrições para quatro cursos gratuitos, ministrados por professores russos do MEPhI (acrônimo do inglês Moscow Engineering Physics Institute), vinculado à Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear de Moscou. As aulas começarão no próximo dia 25, com duração de seis semanas, em modalidade online e híbrida.
Embora direcionados predominantemente a alunos de pós-graduação e pós-doutorados, os cursos também possibilitam a participação de alunos especiais e estudantes de graduação da USP, servidores, técnicos, pesquisadores, docentes dos dois programas de Pós-Graduação do Ipen, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e interessados nas áreas de Física Nuclear, Segurança Nuclear e Cálculo de Nêutron-Físicos para instalações nucleares de potência. O número máximo de alunos regulares por curso é 20. As aulas serão ministradas em inglês.
A modalidade híbrida acontecerá na semana de 30 de outubro a 3 de novembro (devido ao feriado do dia 2), quando os professores russos estarão presencialmente no Ipen/Cnen, em São Paulo – para alunos que moram em outros estados, as aulas serão online. Durante esta semana, acontecerá também o evento “Hackatom”, organizado pelos docentes russos com os tradicionais prêmios da agência financiadora Rosatom – na última edição os vencedores ganharam tablets e viagem para a Rússia.
As quatro disciplinas oferecidas são: (1) “Biologia da Radiação”, ministrada pelo professor Udalova Alla Aleksandrovna; (2) “Questões práticas de segurança de Usinas Nucleares e Reatores de Pesquisa”, professor Dimitri Samokhin; (3) “Tecnologias Nucleares”, professor Aleksandr Nakhabov; e (4) “Características de Projeto do Reator Nuclear de Pesquisa”, professor Roman Fomin.
Alunos regulares podem se inscrever via Sistema Janus. Alunos especiais devem fazê-lo por meio do formulário enviado por e-mail para thiago.h-topservice@ipen.br. Cada disciplina será acompanhada e monitorada por um docente local da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Ipen/Cnen.
Colaboração interinstitucional
O acordo bilateral entre o Ipen/Cnen e o MEPhI foi firmado em abril de 2019, por meio de um Memorando de Entendimento (MoU, de Memorandum of Understanding), assinado pelo então superintende do Instituto, Wilson Aparecido Parejo Calvo, e pelo reitor Mikhail Nikolaevich Strikhanov. O objeto principal é promover colaboração nas áreas de pesquisa e ensino, inclusive com intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, que possam ser de interesse para ambas as instituições.
Dentre as principais ações, estão: organização de eventos acadêmico-científicos (conferências, seminários, mesas-redondas, simpósios e workshops) destinados a compartilhar conhecimentos, escolas de verão e outras atividades similares, publicações científicas conjuntas e material acadêmico que tenham correlação com as atividades do Ipen e do MEPhI.
A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen).
Imagens: Divulgação Ipen/Cnen
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen)