IEN: 60 anos em prol do desenvolvimento da tecnologia nuclear

IEN: 60 anos em prol do desenvolvimento da tecnologia nuclear

Completando 60 anos de fundação neste sábado, dia 7, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), uma das unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) no Rio de Janeiro, promoveu hoje, 5, o workshop “Reatores de Pesquisa e de Potência no Brasil e no mundo e as Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil” em seu auditório, na Cidade Universitária (campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

O evento foi composto por três mesas-redondas: “Reatores de pesquisa no Brasil e no mundo: principais utilizações e perspectivas”, “Reatores de potência no cenário atual mundial” e “Novos Projetos e perspectivas da energia nuclear no Brasil”. Saiba mais aqui.

As comemorações continuarão amanhã dia, 6, a partir das 10h, quando o Instituto realizará homenagens a profissionais e instituições com o Prêmio Luiz Aghina 2022. Instituída pelo Conselho de Gestão do IEN (CGIEN), a premiação tem quatro categorias: Honra ao Mérito, Pesquisador Emérito do IEN, Menção Especial de Agradecimento (Profissional) e Menção Especial de Agradecimento (Institucional). Neste ano, serão dez agraciados.

Luiz Osório de Brito Aghina foi um dos engenheiros fundadores da instituição (1962) e, por muitos anos, o responsável pela operação do reator nuclear de pesquisas Argonauta. Utilizado para ensino e Pesquisa & Desenvolvimento, esse reator passou por diversas adequações e modernizações e será simbolicamente reinaugurado nesta sexta-feira, dia 6. Clique aqui para saber mais.

Diretor do IEN Fábio Staude

Na visão do diretor do IEN, Fábio Staude, a instituição, “tem exercido, desde a sua criação, um papel relevante no sistema de C&T da área nuclear, contribuindo para a formação e capacitação de pessoal para o setor nuclear e para o desenvolvimento de soluções nas áreas de indústria, saúde e meio ambiente, com base na competência existente na nossa unidade e de uma infraestrutura laboratorial diferenciada, incluindo o único Reator Nuclear de pesquisa no Estado do Rio de Janeiro”.

Staude também ressaltou que considera a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) “uma grande parceira para a promoção da nossa área e divulgação das entregas que oferecemos para a sociedade brasileira”.

Foto: Diretor do Instituto de Engenharia Nuclear, Fábio Staude / Acervo IEN
Logo: IEN 60 anos

Com informações do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN)