Por muitos indicadores, a América Latina e o Caribe se destacam no setor energético global. A região contém recursos naturais extraordinários e uma parte significativa dos minerais essenciais do mundo. Graças a um histórico de inovação política e à busca determinada de soluções de energia limpa, a América Latina e o Caribe possuem uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo – o Brasil merece uma destacada menção. À medida que a região emerge de um período de crescimento econômico lento, os países procuram aproveitar esses recursos para alcançar os seus objetivos nacionais e melhorar a segurança e a sustentabilidade da energia em todo o mundo.
O Panorama Energético da América Latina elaborado pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA) é o primeiro relatório voltado para a região e visa apoiar o planejamento e a implementação de transições para energias limpas. O relatório destaca os múltiplos caminhos futuros para o setor energético – identificando oportunidades e desafios e fornecendo informações sobre as interligações entre as perspectivas e as tendências energéticas globais.
A IEA transmitirá ao vivo um evento sobre o lançamento do documento em seu canal no YouTube amanhã, dia 8, a partir de 12h (horário de Brasília). Para assistir, clique aqui.
Mais informações aqui.
+ Notícias sobre a América Latina
Imagem: Divulgação IEA
Fonte: International Energy Agency (IEA)