Desde que a usina nuclear Olkiluoto 3, localizada no sudoeste da Finlândia, iniciou a produção regular de eletricidade, em meados de abril, os preços da energia no país escandinavo foram diminuindo à medida que a eficiência da unidade inundou a rede com energia ‘nova’. Tanto que, na madrugada de quarta-feira passada, dia 24, o preço de mercado da eletricidade caiu abaixo de zero centavo de euro por quilowatt-hora (kWh) e nas horas subsequentes passou para apenas 0,3 centavo de euro por kWh (no pico), segundo a Fingrid Oyj, operadora de rede de transmissão de eletricidade nacional finlandesa.
Isso era “inaceitável” e motivou a empresa proprietária da usina, Teollisuuden Voima Oyj (TVO), a reduzir significativamente a produção do reator. “A geração de eletricidade também deve ser lucrativa para as usinas nucleares e, quando o preço é particularmente baixo, podem ocorrer situações em que a produção é limitada”, declarou Johanna Aho, gerente de Comunicações da instituição.
O exemplo finlandês é uma prova de como a energia nuclear pode desempenhar um papel na solução da atual crise de energia, com consumidores ainda pagando taxas altíssimas pela eletricidade em muitos países europeus.
Leia a notícia completa, em inglês, aqui.
Autor: Tyler Durden
Foto: Usina nuclear finlandesa Olkiluoto 3 / Crédito: Tapani Karjanlahti/TVO
Fonte: ZeroHedge