Exposição do MAST – Álvaro Alberto: O Homem Que Sabia Demais

Exposição do MAST – Álvaro Alberto: O Homem Que Sabia Demais

Por Olga Simbalista

No primeiro dia de fevereiro de 2022, foi inaugurada no MAST a Exposição “Álvaro Alberto: O Homem que sabia Demais”.

A cerimônia de abertura, realizada na Biblioteca Henridue Morize, contou com os pronunciamentos do Presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães; do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; e do novo Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Marcio Rangel, que discursaram sobre a importância do evento, no contexto do resgate de um dos personagens mais importante da ciência, da tecnologia, da diplomacia, da inovação, da área de explosivos convencionais, do ensino e da filosofia, dentre diversas áreas de expertise.

A Exposição foi concebida pela ex-Diretora do MAST, Anelise Pacheco, tendo como curadores os renomados Marcello Dantas e Liana Brazil.

Após a cerimônia de abertura, a comitiva dirigiu-se ao majestoso Edifício do MAST, para cortar a fita de acesso ao primeiro andar, onde se deparava com uma relíquia da história da energia nuclear no Brasil: uma das Centrífugas que Álvaro Alberto conseguiu trazer da Alemanha para o Brasil e que deu origem ao desenvolvimento do Programa Nuclear Autônomo da Marinha do Brasil.

No acesso ao segundo andar, onde se encontra a exposição, propriamente dita, disposta em quatro salas, passa-se por uma belíssima escadaria, onde existe um vital datado de 1920, coincidentemente, ou não, dedicado à Deusa Urânia, bem em frente à sala do combustível nuclear constituído de um novo Deus, da ciência, o Urânio.

Na primeira sala da exposição, temos uma série de textos, fotos e mensagens sobre o nosso Herói, espalhadas pelas paredes, em molduras naturais da decoração ambiental, dando pompa e circunstância ao local.

O próximo ambiente é o da Sala Energia nuclear, onde são descritos os princípios da fissão nuclear, os componentes dos elementos combustíveis, o funcionamento de uma planta nuclear, no caso Angra 2, a primeira bomba atômica, a Litlle Boy, lançada em Hiroshima, dentre várias outras informações relevantes.

A terceira sala é dedicada à projeção de vários filmes sobre assuntos correlatos à exposição e muito bem concebido, seguido pelo quarto ambiente, dedicado ao submarino nuclear brasileiro, com sua maquete, bem como informações sobre submarinos convencionais.

A exposição, é, sem dúvida um sucesso e, como visitante e Consultora da mesma, recomendo a todos os brasileiros que possam ter acesso a ela, no MAST, Bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

SERVIÇO
ÁLVARO ALBERTO: O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ
Visitação: até 1º de julho de 2022
Terça a sexta-feira das 10h às 18h
Sábados e feriados das 14h às 18h
Entrada Grátis.

Foto 1: Crédito – Facebook do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Foto 2: Crédito – Olga Simbalista

Artigo escrito por Olga Simbalista – engenheira eletricista e nuclear e ex-Presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben)

Com informações do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)