Uma programação intensa de atividades marca o mês de aniversário do Ipen. Inaugurações de importantes instalações na área do ciclo do combustível nuclear e na pesquisa de novos radiofármacos para a medicina agitarão o calendário institucional
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen) foi fundado em 1956 por meio de um convênio entre o Conselho Nacional de Pesquisas, atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade de São Paulo (USP). Para celebrar seus 67 anos de muita diversidade em suas áreas de atuação e os êxitos alcançados, o Instituto realiza uma sessão solene em seu auditório em 31 de agosto, às 10h, com os anúncios do Prêmio Shigueo Watanabe de Melhor Tese Ipen/USP, do Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica e a outorga do título de Pesquisador Emérito. Homenagens aos servidores com mais de 45 anos de trabalhos prestados em prol do desenvolvimento científico e tecnológico nacional fazem parte da programação. Participarão do evento autoridades de instituições federais e estaduais parceiras das conquistas institucionais ao longo das últimas seis décadas.
O evento será antecedido, no dia 30 de agosto, pela inauguração das instalações da Unidade Integrada de Fabricação de Elementos Combustíveis no Centro do Combustível Nuclear (Cecon).
Em 1º de setembro, o Ipen inaugurará, no, no Centro de Radiofarmácia (CECRF), o Laboratório de Investigação e Produção de Lotes Piloto de Radiofármacos, instalação que teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O novo laboratório permitirá o início de ensaios clínicos de novos radiofármacos para utilização em Medicina Nuclear.
Seja na área do ciclo do combustível permitindo a fabricação de elementos para reatores nucleares de pesquisa ou na investigação e produção de radiofármacos para diagnóstico médico, o Ipen reafirma seu compromisso de atender a sociedade brasileira.
A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen).
+ A contribuição do Ipen para a economia do hidrogênio será tema de workshop e lançamento de livro
+ Notícias sobre o Ipen/Cnen
Arte: Mário Lima / Divulgação Ipen/Cnen
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen)