A Eletronuclear sedia entre segunda (19) e sexta-feira (23), na central nuclear de Angra dos Reis, um curso organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) – sobre o descomissionamento de usinas nucleares. Organizado todos os anos pela entidade ao redor do mundo, o treinamento será realizado pela primeira vez em território brasileiro.
Ao todo, 31 participantes de diversos países – incluindo Brasil, República Tcheca, Hungria, Paquistão, Egito e Indonésia, entre outros – irão integrar a capacitação. Quatro instrutores da AIEA vão coordenar o curso: dois suecos, um alemão e um francês.
Descomissionar significa tomar todas as providências necessárias para desativar uma instalação nuclear ao final de sua vida útil, observando-se todos os cuidados para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, da população e do meio ambiente. A AIEA ressalta que esse é um tema essencial no âmbito da energia nuclear.
Além de capacitar os participantes na avaliação da segurança para o descomissionamento de instalações nucleares, o curso também objetiva promover um intercâmbio entre especialistas na área nuclear de várias partes do mundo. O treinamento também incluirá uma palestra para os convidados no Observatório Nuclear, centro de visitação da Eletronuclear em Angra dos Reis, e visitas técnicas a Angra 1 e 2.
A notícia foi publicada originalmente no site da Eletronuclear.
+ Eletronuclear avança nas atividades de retomada das obras de Angra 3
+ Programa de extensão de vida de Angra 1: financiamento de US$ 13 milhões
+ Resolução do Conselho Nacional de Política Energética não afeta retomada das obras de Angra 3
+ Angra 3 tem licença de instalação renovada pelo Ibama
Foto: Alunos e instrutores do curso no Centro de Treinamento da Eletronuclear em Angra dos Reis / Divulgação Eletronuclear
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletronuclear