A Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras e única operadora de energia nuclear do Brasil, e a Électricité de France (EDF), multinacional francesa de energia, assinaram, nesta quinta-feira (2), um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês), com validade de cinco anos (prorrogável por igual período), com objetivo de promover uma cooperação mútua no desenvolvimento de projetos de energia nuclear.
A parceria será realizada em áreas como operação e manutenção de usinas nucleares, gestão do envelhecimento de materiais, segurança da informação e aceitação pública da energia nuclear. O trabalho se dará por meio do intercâmbio de dados ou experiências técnicas e econômicas, visitas, grupos de trabalho, workshops, seminários e treinamentos de interesse comum entre as partes.
Trata-se, na verdade, da renovação de um acordo de cooperação anterior, assinado em 2018, porém com escopo ampliado, incluindo tecnologias emergentes como pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês), geração de hidrogênio e práticas de gestão da inovação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Foto destaque: Evento foi realizado em Angra dos Reis (RJ) / Divulgação Eletronuclear
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear