Com experiência imersiva, projeto passa por áreas controladas e sobrevoa a natureza no entorno da central nuclear
A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) está de portas abertas. A Eletronuclear disponibilizou, na última sexta-feira (05), um tour virtual de todo complexo que abriga as duas usinas nucleares brasileiras em funcionamento – e a terceira em construção – com imagens exclusivas, inclusive do interior das instalações, como as salas de controle e os edifícios dos reatores.
O projeto levou aproximadamente um ano para ser concluído e pensou em cada detalhe para deixar a experiência totalmente imersiva e interativa. O tour conta com imagens captadas, principalmente, por drones, câmeras em 360º e GoPro, que geram uma perspectiva em primeira pessoa, similar aos jogos eletrônicos. Os recursos de áudio também colaboram para deixar o passeio ainda mais completo.
“É uma ferramenta muito importante para desmistificar o medo causado pelo desconhecimento. O projeto abre as portas das usinas e revela locais extremamente controlados. A experiência passa também por toda natureza do entorno da central nuclear, mostrando que os trabalhos não impactam no meio ambiente”, explica o Superintendente de Comunicação Institucional, Marco Antônio Torres.
O tour está disponível no site da companhia (https://www.eletronuclear.gov.br/Sociedade-e-Meio-Ambiente/SiteAssets/eletronuclear-360/index.aspx) e poderá também ser uma ferramenta importante no campo acadêmico e de pesquisa.
“Um dos motivos que levaram o desenvolvimento do projeto foi a possibilidade de agregar na área da educação. Agora, estudantes e profissionais do setor nuclear terão acesso às áreas restritas, contribuindo com a geração de conhecimento”, finaliza Marco.
Além do site, o tour virtual foi integrado ao Observatório Nuclear, área de visitação gratuita da empresa que apresenta informações sobre a geração de energia nuclear. O ON está localizado na Rodovia Rio-Santos, 522, em Angra dos Reis, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é estendido por mais uma hora.
A notícia foi publicada originalmente no site da Eletronuclear.
+ Notícias sobre a Eletronuclear
Foto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) / Divulgação Eletronuclear
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletronuclear