Eletronuclear avança no processo de obtenção da nova Licença de Operação da Central Nuclear

Eletronuclear avança no processo de obtenção da nova Licença de Operação da Central Nuclear

Ibama realizou vistoria ambiental na CNAAA

Entre os dias 30 julho e 1º de agosto, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) recebeu analistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para uma série de vistorias essenciais à obtenção da nova Licença de Operação (LO) das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2.

O objetivo principal da vistoria foi avaliar as condicionantes ambientais necessárias para a continuidade da operação da Central Nuclear, além de inspecionar as estruturas e sistemas relacionados a produtos químicos tóxicos e inflamáveis.

No primeiro dia, foi apresentada à equipe do Ibama a estrutura da CNAAA, como as áreas vigiadas e protegidas. A empresa também teve a oportunidade de detalhar a estrutura de atendimento a eventos químicos, os kits de emergência disponíveis e as ações para melhoria da prevenção de incidentes. Após a apresentação, os analistas foram conduzidos para uma inspeção nas áreas externas e nas usinas Angra 1 e Angra 2.

O segundo dia de vistorias envolveu inspeções de campo nos depósitos e no prédio de monitoração do Centro de Gerenciamento de Rejeitos (CGR), na área do reservatório de água de emergência, na Estação de Pré-tratamento de Água (EPTA), nas instalações do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), no Projeto Tartaruga Viva, entre outros locais.

No terceiro e último dia, os analistas do Ibama dedicaram-se à discussão do atendimento das condicionantes da LO, com foco na emissão da nova licença para a CNAAA. As atividades ocorreram conforme o planejado e o retorno preliminar dos analistas foi positivo. O relatório final, contendo o parecer da equipe do Ibama, ainda não tem prazo definido para ser enviado.

“Toda a equipe da Eletronuclear estava preparada para essa vistoria. Agora, aguardamos o relatório final, mas estamos confiantes de que obteremos a nova licença para continuar operando nossas usinas com segurança e eficiência na produção de energia elétrica de fonte nuclear no país”, afirmou a assessora de licenciamento nuclear e ambiental, Carla Caetano.

As vistorias são realizadas periodicamente, com acompanhamento anual das condicionantes da LO por meio de relatórios entregues ao Ibama. Nesse sentido, a Eletronuclear reafirma seu compromisso com a segurança ambiental e operacional de suas instalações, visando sempre a excelência na produção de energia elétrica de fonte nuclear.

A notícia foi publicada originalmente no site da Eletronuclear.

+ Notícias sobre Angra 1
+ Notícias sobre Angra 2
+ Notícias sobre a Eletronuclear

Foto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) / Divulgação Eletronuclear

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletronuclear