Do Reator Argonauta à Cidade Virtual da Ciência: IEN celebra 63 anos de conquistas.

Do Reator Argonauta à Cidade Virtual da Ciência: IEN celebra 63 anos de conquistas.

Na última quarta-feira (14), o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) celebrou seus 63 anos com uma cerimônia realizada no auditório da instituição. Com o tema “Soluções da Tecnologia Nuclear para Grandes Desafios”, o evento destacou marcos importantes do instituto e a evolução de seus projetos ao longo das últimas décadas.

Os convidados foram recepcionados pelo Diretor do IEN, Dr. Cristóvão Araripe, anfitrião da solenidade. A mesa de abertura contou com a presença do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Dr. Francisco Rondinelli Júnior; do Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Dr. Alessandro Facure Soares; do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Wilson Aparecido Parejo Calvo; e do Diretor de Gestão Institucional, Dr. Pedro Maffia da Silva.

“Hoje celebramos 63 anos de inauguração do IEN. É uma data muito especial, uma data marcante. E nós também renovamos nosso compromisso com o futuro, sempre na perspectiva de atender melhor a sociedade brasileira. Dentro da nossa agenda positiva, quero destacar as realizações deste último ano: conclusão da reforma e modernização do Reator Argonauta, celebração dos 20 anos do Laboratório de Realidade Virtual, o destaque da aplicação de tecnologia de radiotraçadores na indústria, aprovação do financiamento da FINEP para a criação de um centro de treinamento em segurança física nuclear, além da participação do IEN em projetos de desenvolvimento como o microcomputador nuclear e avanços na produção de nanorradiofármacos”, destacou o Dr. Cristóvão Araripe em seu discurso de abertura.

A programação incluiu a apresentação do histórico e das mais recentes contribuições do Reator Argonauta ao setor nuclear, feita pelo chefe do setor, Dr. André Luiz Nunes Barbosa. Na sequência, os pesquisadores Dr. Antônio Carlos de Abreu Mól e Dr. Eugenio Rangel Marins apresentaram um balanço dos 20 anos de atuação do Laboratório de Realidade Virtual e as perspectivas futuras com o projeto da Cidade Virtual da Ciência.

Encerrando o evento, o Dr. Luís Brandão, coordenador do Laboratório de Aplicações Tecnológicas de Radiotraçadores (LATER), demonstrou as diversas aplicações da tecnologia nuclear na indústria.

“É sempre um momento muito bom participar de cerimônias nos institutos. Quero parabenizar os servidores do IEN pelos resultados e pela dedicação. Tenho uma perspectiva muito positiva para o setor nuclear brasileiro como um todo. Temos trabalhado em três pilares: desenvolvimento industrial, desenvolvimento tecnológico e inovação”, afirmou o presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli Júnior.