Homenagens destacando o legado histórico e a importância nas ações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para a região marcaram a celebração dos 26 anos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO/Cnen), no dia 5 de junho, em Goiânia. A cerimônia contou com as presenças de Fábio Staude, presidente em exercício da Cnen, de Wilson Calvo, titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), e de dirigentes de unidades vinculadas à autarquia, recepcionados por Walter Ferreira, coordenador do CRCN-CO.
Participaram Isolda Costa, diretora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen); Fernanda Mesquita, procuradora federal; Maria Angélica Vergara Wasserman, diretora do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen); Cristóvão Araripe Marinho, diretor substituto do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen); Carlos Alberto Brayner Oliveira Lira, diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/Cnen); e Gabriela Borsatto, coordenadora-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes (CGAR).
Durante o evento, realizado no Auditório José Júlio Rosenthal, no Centro de Informações do CRCN-CO, foi mencionado o amparo por parte da Procuradoria Federal às vítimas do acidente radiológico de Goiânia, ocorrido há 36 anos. Fernanda Mesquita Ferreira destacou a importância do acompanhamento jurídico que vem sendo feito nos últimos anos em relação aos processos de pensões e outras indenizações às pessoas que foram afetadas pelo Césio-137 em setembro de 1987.
Na visão da procuradora, o respaldo jurídico da parceria entre a Procuradoria e o CRCN-CO “traz dignidade e justiça a todos os afetados, fazendo jus aos que são merecedores das ações e evitando desvios, reduzindo bastante, por exemplo, o número de processos indevidos sobre o tema”. Walter Ferreira complementou a informação citando, por exemplo, os recentes e inéditos casos em que estão previstos, inclusive, ressarcimentos ao erário por pensões indevidas pagas ao longo dos anos.
Wilson Calvo destacou a importância da integração entre as unidades da Cnen, relatando a história de compromisso do CRCN-CO com a segurança radiológica da região. Ele reafirmou o compromisso de colaboração entre os diversos agentes da Cnen ao longo da história da autarquia, em especial durante a atuação no acidente radiológico com o Césio-137, quando a Cnen atuou em conjunto e de forma efetiva para a melhor solução do ocorrido.
Essa integração, concluiu Wilson Calvo, será fundamental no enfrentamento dos novos desafios de projetos como o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena), que abrigará de forma definitiva os rejeitos nucleares produzidos no país, entre outros.
Em seu pronunciamento, representando a presidência da Cnen, Fábio Staude abordou o reconhecimento das ações de monitoramento do CRCN-CO, fundamentais para garantir à sociedade a segurança e a superação do estigma que a radioatividade possui junto à população. Fábio destacou, ainda, as ações de emergência em que o CRCN-CO atuou, como o recente acidente na BR-153 com um veículo transportando material radioativo. O presidente em exercício ressaltou a prontidão e o compromisso na atuação do CRCN-CO em casos semelhantes.
Walter Ferreira celebrou a história do CRCN-CO, reiterando a determinação dos técnicos da Cnen durante o acidente com o Césio-137. Na visão do coordenador, o Centro sempre representou a Cnen regionalmente “com orgulho”. Walter comentou, ainda, o cenário de grande luta enfrentado e destacou a busca por reposição de pessoal na carreira por meio de concursos públicos, ponto crítico para o CRCN-CO.
Após o encontro no Auditório José Júlio Rosenthal, os convidados se reuniram para uma confraternização no Centro de Informações do CRCN-CO e posteriormente conheceram as instalações do Laboratório de Radioecologia, responsável pelas análises do Programa de Monitoramento Radiológico Ambiental (PMRA).
Sobre o CRCN-CO
O Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO) é uma das unidades técnico-científicas vinculadas à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Cnen. O CRCN-CO já atuava na região, anteriormente, mas foi oficialmente inaugurado com a denominação atual em 1997. Está localizado em uma unidade de conservação ambiental, o Parque Estadual Telma Ortegal, em Abadia de Goiás-GO.
O CRCN-CO tem como competências principais exercer o controle institucional do Depósito Final de rejeitos radioativos de Césio-137, onde estão armazenados os rejeitos radioativos oriundos do acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia, em 1987; bem como o controle radiológico ambiental das áreas impactadas pelo acidente e que foram descontaminadas, hoje denominadas áreas remediadas.
A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Foto: Da esquerda para a direita – Walter Mendes (CRCN-CO), Fabio Staude (Cnen), Wilson Calvo (DPD/Cnen) e Fernanda Ferreira (Procuradoria Jurídica/Cnen) / Crédito: Assessoria de Comunicação/CRCN-CO
Fonte: Assessoria de Comunicação do CRCN-CO (matéria disponível no site da Cnen)