O Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES) abriu os trabalhos de 2023 com uma cerimônia na Sede da Indústrias Nucleares do Brasil – INB no dia 21/03, no Rio de Janeiro. O colegiado faz parte do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e tem a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da INB, em Resende/RJ.
O presidente da INB, Carlos Freire Moreira, foi representado no evento pelo diretor de Produção do Combustível Nuclear, Márcio Adriano Coelho da Silva. O diretor agradeceu a participação e a prontidão das instituições do Copren que trabalham para a segurança na FCN. “A missão da INB é fabricar e entregar os combustíveis nucleares para Angra 1 e Angra 2 e é fundamental que, tanto os empregados da INB, quanto os moradores da região se sintam seguros. Os eventos que são desenvolvidos a cada ano de forma brilhante mostram toda essa segurança para a população de Resende e imediações. Contamos com todos vocês para que a INB possa cumprir o seu papel na constituição em prol da sociedade brasileira”, ressaltou Márcio.
Ao final da cerimônia foi feita a abertura das atividades pelo secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, contra-almirante Marcelo da Silva Gomes que, em seu discurso, falou sobre o sucesso do Exercício Geral de Resposta Integrada à Emergência e Segurança Física na FCN, realizado no ano passado com envolvimento das 18 instituições do Copren e participação de cerca de 250 pessoas. Gomes também agradeceu a prontidão das instituições participantes que disponibilizam recursos e tempo para pensar exclusivamente em emergência nuclear no âmbito da fábrica em Resende. “A INB é uma empresa de grande importância para o País e de grande projeção. Nós vemos grandes possibilidades para a empresa, como a nova mina em Santa Quitéria e a construção da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (Uceu), ou seja, temos grandes conquistas que vão trazer novas responsabilidades para esse comitê, então temos que nos preparar para que estejamos à altura de manter o nome do Programa Nuclear Brasileiro”, disse o secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Também compuseram a mesa o superintendente operacional da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, CEL BM José Albucacys Manso de Castro Junior; o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Alessandro Facure Neves de Salles Soares; o coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil, Leno Rodrigues de Queiroz; o superintendente de Defesa Civil do Município de Resende, Flávio Germano da Silva; e o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Resende, policial Lucas Faria de Souza.
Após a cerimônia de abertura, as atividades da primeira reunião do Copren seguiram durante a tarde do dia 21, ao longo do dia 22 e serão fechadas no dia 23.
Composição do Copren/RES
O Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende é constituído por representantes dos seguintes órgãos e entidades:
I – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que o coordena;
II – Ministério da Defesa, por meio:
a) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas;
b) do Comando da Marinha; e
c) do Comando do Exército;
III – Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil;
IV – Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Rodoviária Federal;
V – Superintendência Estadual do Rio de Janeiro da Agência Brasileira de Inteligência;
VI – Comissão Nacional de Energia Nuclear;
VII – Indústrias Nucleares do Brasil;
VIII – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis;
IX – Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio:
a) do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro;
b) do Instituto Estadual do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro;
c) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; e
d) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; e
X – Superintendência de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Resende.
A notícia foi publicada originalmente no site da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Foto: Reunião foi realizada no Rio de Janeiro / Divulgação INB
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)