Na última quinta-feira (21), o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB) realizou as últimas reuniões ordinárias dos grupos técnicos instituídos na Resolução CDPNB nº 20, de 15 de setembro de 2022.
O CDPNB é um órgão colegiado de alto nível coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), que assessora o Presidente da República no estabelecimento de diretrizes e metas para o desenvolvimento e acompanhamento do Programa Nuclear Brasileiro.
Participaram dos grupos técnicos membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério da Saúde; Ministério de Minas e Energia; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Comissão Nacional de Energia Nuclear e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O Grupo Técnico nº 13 desenvolveu propostas de normatização, produção, comercialização e utilização de radioisótopos para pesquisa e uso médicos, sendo coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Já o Grupo Técnico nº 14 analisou os aspectos direcionadores para a escolha de novos sítios nucleares, sendo coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.
Os produtos finais desenvolvidos por ambos os grupos técnicos serão submetidos para aprovação do Plenário do CDPNB. A atuação multidisciplinar e articulada dos GTs enfatiza a relevante capacidade do Comitê na formulação de políticas públicas para aprimoramentos do setor nuclear, bem como na coordenação de ações conjuntas de órgãos e entidades relativas ao desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro.
A notícia foi publicada originalmente no site do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR).
Fotos: Divulgação GSI/PR
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR)