Cnen completa 66 anos de sua criação; ABEN prestigia solenidade

Cnen completa 66 anos de sua criação; ABEN prestigia solenidade

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) completou ontem, dia 10, 66 anos de fundação. A autarquia federal é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e foi criada com a responsabilidade de desenvolver a política nacional de energia nuclear. A Cnen é órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, e estabelece normas e regulamentos em radioproteção, sendo responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.

Para comemorar a data foram realizados dois eventos. Às 10h, a mesa-redonda “Reatores Modulares de Pequeno Porte: Desafios E Oportunidades” reuniu profissionais do setor nuclear e de energia. A mesa teve como moderador o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cnen, Madison Coelho, e contou com a presença de Leslie de Molnary, coordenador geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da Cnen; Paulo Berquó, pesquisador titular do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen); e Marcelo Wendel, analista de energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Dirigentes em evento dos 66 anos da Cnen
Da esquerda para a direita: Paulo Berquó (IEN/Cnen), Madison Coelho (Cnen), Leslie de Molnary (Cnen) e Marcelo Wendel (EPE) / Crédito: Douglas Troufa/Cnen

Na segunda parte da celebração houve a realização da cerimônia solene, com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, do secretário executivo do MCTI, Sergio Freitas de Almeida, do presidente da Cnen, Paulo Pertusi, além de autoridades do setor nuclear e da administração pública, servidores e colaboradores da Cnen.

Ministro da Ciência e presidente da Cnen no evento
Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim (esquerda), e presidente da Cnen, Paulo Pertusi (direita) / Crédito: Douglas Troufa/Cnen

A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

+ Cnen coordena Curso Regional da AIEA de Capacitação de Reguladores em Produção de Radiofármacos com Cíclotrons
+ CDTN completa 70 anos; ABEN prestigia solenidade
+ IRD completa 50 anos; ABEN prestigia evento comemorativo

COMENTÁRIO DA ABEN

Por Olga Simbalista

Realizada, ontem à tarde, no auditório da Cnen no Rio de Janeiro, a comemoração do aniversário que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o seu secretário executivo, dentre várias autoridades. O presidente da Comissão fez um histórico da vida da instituição e homenageou o funcionário mais antigo, Pedro Mariano, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), que iniciou carreira em janeiro de 1969, como auxiliar de manutenção hidráulica, fez supletivo e atualmente é chefe da Divisão de Tubulações de água e gás. Ele recebeu um diploma das mãos do ministro.

A Associação Brasileira de Energia Nuclear – ABEN esteve representada por seu vice-presidente, Alexandre Gromann, e foi citada nos agradecimentos. O ministro anunciou a aprovação da primeira fase da execução do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e do aumento do orçamento para a produção de radiofármacos.

Olga Simbalista – engenheira eletricista e nuclear e ex-presidente e associada da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN)

O presidente da ABEN, Carlos Henrique Mariz, estava em viagem ao exterior.

Foto em destaque: Secretário executivo do MCTI, Sergio Freitas de Almeida (esquerda), ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim (centro), e presidente da Cnen, Paulo Pertusi (direita) / Crédito: Douglas Troufa/Cnen

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)