O Centro de Informações Nucleares (CIN), vinculado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), encerrou o segundo semestre de 2023 com participações marcantes em eventos nacionais e internacionais na área de ciência da informação e a retomada de iniciativas de fomento à produção científica na área nuclear e correlatas. Reconhecido por seu protagonismo histórico nas áreas nuclear e de informação, o CIN reforçou sua relevância ao contribuir ativamente em discussões de âmbito global sobre ciência aberta, democracia, informação e comunicação científica.
Um dos destaques foi a participação do pesquisador do CIN, Luis Fernando Sayão, na CERN-NASA Open Science Summit 2023, realizada na sede da Organização Europeia para a Investigação Nuclear, mais conhecida pelo acrônimo Cern (do francês Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), em Genebra, Suíça, de 10 a 14 de julho. O evento, que celebrou o ano da ciência aberta, reuniu especialistas de renome global, desde pesquisadores de laboratório até formuladores de políticas científicas internacionais, e discutiu temas como políticas de ciência aberta, estratégias de ação, práticas de dados abertos, software e hardware abertos, além da promoção da integração entre ciência aberta e pesquisa interdisciplinar.
O CIN também contribuiu nos debates realizados no âmbito da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 3 e 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR. O evento abordou temas como direito à educação de qualidade, inclusão social, protagonismo da ciência em agendas ambientais e desinformação. Observou-se a necessidade de sistemas sociotécnicos de informações alinhados aos Princípios FAIR, evidenciando o papel crucial das bibliotecas de pesquisa na comunicação científica.
O Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDAT) 2023, realizado em Brasília, de 16 a 18 de agosto de 2023, também contou com a presença de representante do CIN durante as discussões. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), proporcionou um espaço vital para a interação entre comunidades acadêmicas e industriais envolvidas com dados no Brasil. O destaque foi a palestra proferida pelo Sayão sobre pesquisas no âmbito do FAIR Digital Object (FDO) Forum Steering Committee, abordando a formulação de uma arquitetura para os objetos digitais de pesquisa. A discussão sobre FAIR Digital Objects e FAIR Digital Object Framework destacou a importância de superar desafios na gestão de dados e promover a interoperabilidade.
Em 2023, o CIN atuou em diversas iniciativas relacionadas à promoção da ciência aberta, com destaque para a participação nas reuniões da Open Government Partnership (OGP), iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social. Através do pesquisador do CIN, Luis Fernando Sayão, a Cnen assumiu o compromisso de propor um plano de ações para a ciência aberta.
O CIN encerrou o semestre com a realização de uma nova e atualizada edição do curso de Escrita e Publicação de Artigos Científicos, após dois anos de hiato, marcando um movimento de retomada dos cursos voltados para a comunidade acadêmica nuclear e de áreas correlatas. Destinado a jovens pesquisadores, pós-graduandos e interessados em publicação científica, o curso abrange desde os primeiros passos na elaboração de um artigo até estratégias para a escolha do periódico e otimização da estrutura.
Com aulas ministradas por Fabiane Braga, da Diretoria de Gestão Institucional (DGI/Cnen) e Diogo Pereira (CIN/Cnen), o curso, promovido em parceria com o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen), reforça o compromisso contínuo da Cnen com a formação e capacitação da comunidade científica nuclear no Brasil.
A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Fotos: Divulgação/CIN
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)