A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, no último dia 28 de dezembro, o Mestrado Profissional em Energia e Sociedade (MPES), a ser ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Energia e Sociedade (PPGES), na modalidade de Educação a Distância (EaD). A conquista pode ser considerada um marco na história, pois trata-se do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu EaD do Brasil aprovado pela agência de fomento.
O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, celebrou o feito e enfatizou o compromisso contínuo com a causa educacional e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “Apesar dos desafios orçamentários, a instituição manteve sua busca pela excelência acadêmica, resultando na nota máxima alcançada na Avaliação Institucional do Ministério da Educação (MEC) – conceito 5. Houve aprimoramento de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, além da consolidação dos campi e cooperações internacionais da instituição”, ressaltou Motta.
O gestor também destacou a aprovação do novo curso como um resultado positivo no contexto da transição energética, ecológica e digital que o Brasil enfrenta. Segundo ele, o país se destaca globalmente na oferta de empregos por fontes de energias renováveis, sendo o curso EaD em Energia e Sociedade uma resposta às demandas contemporâneas.
Sobre o curso
Fruto da colaboração entre as diversas unidades do Cefet/RJ, o MPES adota uma política inclusiva ao incorporar docentes qualificados. Com 30% do corpo permanente composto por Bolsistas de Produtividade em Pesquisa CNPq e Jovens Cientistas do Nosso Estado Faperj, o curso abrange a área de concentração “Energia e Sociedade” e as linhas de pesquisa: “Energia Limpa e Meio Ambiente” e “Gestão e Desenvolvimento Social”.
O novo mestrado visa formar profissionais aptos a atuar em universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e empresas, focando em temas relevantes como energia sustentável, meio ambiente e sociedade. O Cefet/RJ, já reconhecido por seu comprometimento com a sustentabilidade, reforça essa posição com a instalação de usinas fotovoltaicas em seu sistema, contribuindo para a segunda posição no Ranking GreenMetric 2023 entre instituições sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro.
A temática do programa, alinhada com as questões energéticas e ambientais cruciais para a sociedade, reflete as pesquisas e esforços colaborativos que levaram à aprovação do curso. A expectativa é que o MPES proporcione aos docentes oportunidades para desenvolver pesquisas inovadoras, participar de editais de agências de fomento e aprimorar laboratórios, além de possibilitar melhorias nas atividades de ensino e a criação de novos programas.
Leia, na íntegra, a matéria publicada no site da Capes.
A notícia foi publicada originalmente no site do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).
+ Notícias sobre pós-graduações
Imagem: Divulgação Cefet/RJ
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)