Em um marco para a cooperação científica entre Brasil e Peru, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e o Instituto Peruano de Energia Nuclear (Ipen) formalizaram na quarta-feira passada, 29/11, um acordo de intenções durante a reunião do projeto Arcal RLA0070, sediado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), unidade técnico-científica da Cnen em Pernambuco.
O documento foi assinado pelo presidente da Cnen, Francisco Rondinelli Jr., e pelo presidente do Ipen, Mario Cesar Mallaupoma Gutierrez. O acordo visa impulsionar o progresso na tecnologia nuclear. As áreas prioritárias de colaboração abrangem desde segurança radiológica até pesquisa e desenvolvimento de novos produtos radiofarmacêuticos.
Entre os principais pontos acordados estão:
- Segurança Radiológica: Foco em práticas avançadas de radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia, juntamente com análise de riscos.
- Assistência Técnica: Apoio ao processo de fabricação de geradores de Tecnécio 99m, contribuindo para avanços na medicina nuclear.
- Dosimetria: Colaboração em dosimetria de nêutrons e gama para aprimorar a precisão em procedimentos nucleares.
- Material Didático: Desenvolvimento conjunto de materiais educativos sobre as aplicações da tecnologia nuclear, destinados a promover a educação nessas áreas.
- Intercâmbio de Informações: Compromisso em compartilhar conhecimentos técnicos e científicos, fortalecendo os laços entre as instituições.
- Formação e Desenvolvimento: Ações conjuntas para a formação de especialistas, incluindo estágios de capacitação.
Rondinelli ressaltou que este acordo “representa um importante avanço na cooperação bilateral entre o Brasil e o Peru”. Para o presidente do Ipen, Mario Mallaupoma, “demonstra a visão de promover a integração entre dois países irmãos através dos benefícios gerados pelo uso pacífico da tecnologia nuclear”.
O acordo é uma prova do compromisso do Brasil e do Peru com a cooperação regional. É um exemplo de como os países podem trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento tecnológico e científico para o benefício de todos.
A parceria inédita entre Cnen e Ipen foi formalizada durante reunião do Programa Arcal (acrônimo do inglês Regional Cooperative Arrangements for the Promotion of Nuclear Science and Technology in Latin America), projeto Arcal RLA0070, realizada de 27 de novembro a 01 de dezembro, com representantes de vários países da América Latina e do Caribe. O objetivo foi discutir formas de estabelecer mecanismos de fortalecimento técnico entre os participantes do projeto.
A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Foto: Assinatura do acordo de intenções / Crédito: Bianca Wendhausen
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)